sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Novidades do Penguin Random House Grupo Editorial

Norma
de Sofi Oksanen
Texto sinóptico
Depois da súbita e suspeita morte da mãe num acidente, Norma Ross fica só. Ao longo de toda a vida, Norma e a mãe tinham sido companheiras inseparáveis, tanto pelos laços de sangue, como por um segredo: os poderes sobrenaturais de Norma. Estes poderes eram para Norma uma bênção e uma cruz que carregava, e a mãe sabia que ela seria ostracizada se se soubesse- Para descobrir os responsáveis pela morte da mãe, Norma começa a trabalhar no mesmo sítio onde a mãe trabalhava. No entanto, se Norma tinha as suas razões para querer aquele trabalho, também o dono do negócio os tinha para a querer a trabalhar ali. Prisioneira de uma rede de enganos e paranoia, Norma tem de lutar pela sua liberdade e pela verdade. Um drama familiar com elementos de sobrenatural, onde o passado e o presente se interligam para revelar o carisma de Norma e do seu mundo.
Da mesma autora: A Purga e Quando as Pombas Desaparecem

Críticas da imprensa
«Um romance que nos oferece continuamente várias formas de leitura e que nos leva a fazer figas para que a história de Norma tenha continuação.»
Turun Sanomat

«Alguém tem de o dizer: Sofi Oksanen sabe como surpreender os leitores.»
Helsingin Sanomat

«Norma é viciante, lúcido, de tirar a respiração.»
Affarmsmagasinet Forum

A Sul de Nenhum Norte
de Charles Bukowski
Texto sinóptico
Uma colectânea de 27 contos.
Um homem compra um manequim feminino pelo qual se apaixona perdidamente. Um escritor alcoólico e frustrado alcança o sucesso mas não se liberta do vício. Dois vagabundos partem para um assalto noturno e acabam transformados em assassinos. Bêbedos, escritores falhados, prostitutas, ladrões, pugilistas, bandidos: os personagens que povoam as páginas destes contos são velhos conhecidos do mundo narrativo de Bukowski. Um mundo pobre, sujo e feio, retratado com absoluta lucidez mas também com uma profunda compreensão e empatia. A América das ruas, dos bordéis, das salas de jogo, dos bares mais esquálidos e das pessoas mais esquecidas. A América que não conheceu o Grande Sonho e de que Bukowski foi sempre, talvez, a voz mais autêntica. Considerado por muitos como o melhor livro de Bukowski, A Sul de Nenhum Norte é o retrato cru e fulgurante dos americanos que desistiram da sociedade e até de si mesmos. Uma reflexão que Bukowski faz com particular genialidade e domínio literário na economia e alvos das suas palavras.

O Crente
de Joakim Zander
Texto sinóptico
Yasmine Ajam deixou para trás o seu problemático bairro de Estocolmo por uma carreira ascendente em Nova York. Até que recebe a notícia de que os motins agitando os subúrbios da sua cidade podem ter conexão com o desaparecimento de seu irmão Fadi, que foi dado por morto ao lutar ao lado do Estado islâmicona Síria.
Do autor de O Nadador (Suma de Letras, 2014)




Como Não Morrer de Fome em Portugal
de Lucy Pepper
Texto sinóptico
Um retrato cómico de Portugal sob o olhar atento e sátiro de uma inglesa.
Como Não Morrer de Fome em Portugal é quase um romance de costumes – dos portugueses, claro! Lucy Pepper, inglesa, conheceu Portugal nos anos de 1990 e foi amor à primeira vista. Casou com um português e mudou-se para cá. É amor também o que a une ao nosso país: a gente, os costumes, a gastronomia. E é acutilante, divertida, certeira, a capacidade que tem para nos descrever – sem nunca denegrir –, apontando sempre os nossos pontos fortes e o nosso enorme capital para melhorar enquanto povo e país.


Orfeu da Conceição
de Vinicius de Moraes
Texto sinóptico
Orfeu da Conceição, uma tragédia carioca em 3 actos, é uma peça de teatro escrita por Vinicius de Moraes em 1954, baseada no drama da mitologia grega de Orfeu e Eurídice. A banda sonora foi lançada em 1956, com música escrita por António Carlos Jobim e letra de Vinicius. A actualização de um mito clássico numa favela do Rio de Janeiro, uma ode à contribuição da cultura africana para o Brasil. Um texto lírico e apaixonante que ainda hoje emociona o Brasil.

Marcello Caetano
Uma Biografia 
1906-1980
de Francisco Carlos Palomanes Martinho
Texto sinóptico
Uma biografia escrita numa perspectiva mais íntima e mais pessoal da vida do último presidente do conselho português.

Esta obra de Francisco Martinho (académico brasileiro, “pupilo” de António Costa Pinto), retrata a vida e o homem nos seus vários quadrantes: família, academia, política e exílio. De ressaltar a enfâse dada ao exílio, apresentado como um período «desafogado» financeira e socialmente, ao contrário do que se poderá julgar. Inclusive, o autor ressalta a relação epistolar de amizade, ou algo mais –alvitra, com Maria Helena Prieto.


Matéria Escura
de Blake Crouch
Texto sinóptico
“Estás satisfeito com a tua vida?” São as últimas palavras de que Jason Dessen se lembra antes de acordar num mundo estranho e que um homem que antes nunca vira lhe diga “Bem-vindo de volta, meu amigo”.
Matéria Negra tem um argumento brilhante. Uma história ao mesmo tempo abrangente e íntima, estranhamente excitante e profundamente humana. Um thriller surpreendente sobre escolhas, caminhos não seguidos e até onde somos capazes de chegar para conseguirmos a vida com que sonhamos.

Sem comentários: