domingo, 16 de outubro de 2016

«Os Hóspedes», de Sarah Waters

Editora: Bizâncio
Data de publicação: 14/10/2016
N.º de páginas: 528

Foi eleito um dos melhores romances de 2014 por diversas publicações internacionais, como o Washington Post e a People Magazine, tendo mesmo sido elegido como o romance de ficção desse ano pelo britânico The Sunday Times. The Paying Guests, o sexto romance de Sarah Waters (n. 1966), acaba de ser publicado em Portugal pela editora que desde 2002 tem vindo a apresentar aos leitores portugueses as suas obras.
A trama de Os Hóspedes decorre no segundo ano da década de 1920, em Camberwell, no sul de Lobdres, no rescaldo social e económico da Primeira Guerra Mundial. É nesta atmosfera que Frances Wray e a sua mãe, para fazer face às despesas, são obrigadas a alugar quartos em Champion Hill, a casa em que elas vivem, após os homens da família terem sido mortos na guerra.
Os Barber são os primeiros a se mudar para a casa. Recém-casados, Lilian e Len, aparentam ser o casal perfeito. Mas os seus desentendimentos e discussões não passam despercebidos à jovem e circunspecta Frances, que à noite põe-se à escuta.
Assim que tornam-se confidentes, Lilian partilha com a senhoria mais nova o porquê de levar uma vida falsa. De ouvinte, Frances passa a amante. Ao quererem a cada momento estarem juntas, estando ou não a mãe e o marido em casa, correm riscos, mas são esses perigos que lhes excitam e tornam a sua relacção aliciante.
Até ao final da parte um do livro, este é resumo da história, e duas perguntas se levantam: «Poderiam ter um futuro juntas? Poderia ela [Frances] deixar a mãe (...) Poderia mesmo [Frances] pedir a Lilian que abandonasse um casamento?» Tensão, adrenalina e ansiedade elevam-se em praticamente todo o resto da história, condensada pela autora em mais duas partes (mais de 300 páginas), que contém confissões assombrosas, discussões violentas, um crime, uma investigação e, por fim, um castigo.
Intenso e muito bem escrito, Os Hóspedes tem tudo o que um bom romance exige: uma trama construída de forma instigante e inteligente, cheio de nuances psicológicos e carregado de suspense. Na escrita que Sarah Waters apresenta neste romance existe um certo magnetismo, algo inexplicável que nos prende às páginas.
Sendo a homossexualidade já um tema recorrente nas obras da escritora galesa, nesta, a abordagem é feita de forma subtil, com requinte e delicadeza nas passagens.
Com uma brilhante tradução a cargo de Sofia Gomes, Os Hóspedes é uma leitura daquelas de tirar o fôlego, que se lê e se anseia por mais.

Sem comentários: