sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Sexo e voyerismo são temas em comum de duas das próximas novidades editoriais

São dois dos livros que no próximo mês estarão nas estantes das livrarias na secção das novidades. Indecoroso - O Guia da Dama Vitoriana Para O Sexo, Casamento e Conduta, o primeiro livro da americana Therese Oneill, estará à venda a partir do dia 2 de Novembro, e tem a chancela da Guerra & Paz Editores. É um livro pleno de humor que guia o leitor menos conservador aà época vitoriana.

Motel Voyeur, da autoria do jornalista americano Gay Talese, autor do livro Honra o Teu Pai que em 2009 foi editado em Portugal, é livro de não-ficção que tem como "ingrediente" principal o sexo. A Lua de Papel disponibiliza este título a partir da segunda quinzena do mês.


Texto sinóptico
No interior deste livro vai encontrar capítulos com títulos tão surpreendentes como estes: «Fazer a corte: como conquistar o coração de um homem sem abrir a boca», «A noite de núpcias, ou um ganso mal afogado» e ainda «O teu útero gordo e preguiçoso precisa de amor». Este não é um livro de mexericos, é uma viagem à vida quotidiana das mulheres na época vitoriana. É uma obra inteligente que espreita pelo buraco da fechadura. E que se vê do lado de lá da porta? Donzelas trituradas por espartilhos, espigas de milho para limpar as vergonhas, púdicas e quietas virgens na noite de núpcias. E quando a ti'Xica descia para lhe fazer uma visita? Um desastre completo! Não chega? Ainda há mais. Camas separadas para evitar a tentação. Cosméticos à base de chumbo. Enfim, um sem número de loucuras inventadas por sisudos doutores, cuja única preocupação era as partes íntimas da pobre mulher vitoriana.

Esta foi uma época retratada romântica e sonhadoramente em filmes, livros e séries de televisão. Com este livro, chega-nos uma visão delirante. Leia e descubra se ainda quer ser uma princesinha adorável enrolada em incontáveis folhos? Pense duas vezes.


Texto sinóptico
Gay Talese era já um dos mais aclamados jornalistas americanos quando, no dia 7 de Janeiro de 1980, recebeu uma carta anónima. O autor revelava um extraordinário segredo: era dono de um motel nos arredores de Denver onde instalara uma "plataforma de observação", através do qual espiava - há décadas - o que acontecia em cada um dos 21 quartos. Na sequência da carta, Talese viajou para o Colorado, onde conheceu o seu autor, Gerald Foos, que se auto-intitulava "o maior voyeur do mundo". Gerald queria contar a sua história, mas punha como condição permanecer no anonimato. O jornalista recusou.

Nos anos seguintes foi recebendo cartas de Gerald, e excertos de um diário detalhado sobre o que o voyeur via na intimidade dos quartos. E via muito. Sexo, traições, ménages a trois, mas também solidão, desespero, crimes e até um assassinato. Testemunhava, ao mesmo tempo, o rosto de uma América que mudava: os anos da libertação sexual, a crescente miscigenação racial, a explosão da homossexualidade, o surgimento de novos géneros sexuais…

A história poderia ter ficado perdida. Mas quando em 2013 o dono do motel decidiu sair do anonimato, Gay Talese aceitou escrever a sua história. O resultado é um extraordinário trabalho de jornalismo narrativo, onde se cruzam as entradas do diário do voyeur com as observações do jornalista.

Sem comentários: