segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Livros sobre Hillary Clinton, Donald Trump e Obama

Amanhã é dia de eleições nos Estados Unidos. Eis alguns livros sobre o actual Presidente Obama e sobre os dois candidatos que estão a disputar o cargo mais importante do mundo, Hillary Clinton e Donald Trump.

Hillary Clinton - Nunca é Tarde para Ganhar

Prime Books, 2016
Texto sinóptico
Hillary Rodham Clinton concretizou o sonho da sua vida e é a primeira mulher a chegar à Presidência dos Estados Unidos. Este livro traça-nos o perfil desta mulher singular e obstinada, conta-nos o seu percurso, ideias e paixões e revela ainda pormenores essenciais da corrida eleitoral mais imprevista das últimas décadas nos Estados Unidos da América.


A Minha História

Dom Quixote, 2003
Texto sinóptico
Hillary Rodham Clinton é conhecida por milhões de pessoas em todo o mundo. Todavia, poucos, para além dos seus amigos íntimos e da sua família, a ouviram relatar o seu extraordinário percurso. Escreve com sinceridade, humor e paixão sobre a sua educação na América suburbana de classe média, nos anos 50, e sobre a sua transformação de rapariga de Goldwater em estudante activista e em Primeira-Dama controversa. A Minha História relata-nos as suas memórias dos anos da Casa Branca. E também a sua história de vida com Bill Clinton, uma aventura de 30 anos no amor e na política que sobreviveu à traição pessoal, às impiedosas investigações partidárias e ao constante escrutínio público. Hillary Rodham Clinton cresceu numa era de tumultuosa mudança social e política na América. Tal como muitas mulheres da sua geração, teve mais opções e oportunidades do que a sua mãe ou avó. Traçou o seu próprio caminho através de terrenos inexplorados - correspondendo aos tempos de mudança e à sua própria forma de estar na vida - e tornou-se um símbolo para alguns e um farol para outros. Mulher, mãe, jurista, advogada e ícone internacional, atravessou grandes guerras políticas da América, desde Watergate a Whitewater. Única Primeira-Dama a desempenhar um papel activo na administração, Hillary Rodham Clinton viajou incansavelmente pelo país em defesa dos cuidados de saúde, da expansão das oportunidades económicas e educativas e correu mundo na defesa dos direitos das mulheres, dos direitos humanos e da democracia. Redefiniu o papel de Primeira-Dama e ajudou a salvar a presidência de uma impugnação inconstitucional. Íntima, forte e inspiradora, A Minha História mostra-nos a essência de uma das mulheres mais notáveis do nosso tempo e de como se tornou uma figura incontornável da política americana.



Hillary Clinton - Uma Mulher No Poder


Casa das Letras, 2007
Texto sinóptico
"O esplêndido retrato de Hillary Clinton, feito por Carl Bernstein, mostra-nos, como ninguém mais o conseguiu, a verdadeira trajectória da sua vida e carreira. Assistimos à formação de Hillary, que se descreve como «mentalmente conservadora, liberal no coração» - o seu crescimento algo romanesco como rapariga do Midwest; a curiosidade estimulada por professores dedicados, pelo contacto com Martin Luther King Jr., pela efervescência dos anos sessenta e, acima de tudo, por um grande desejo de mudar o mundo. Em Wellesley, observamos Hillary, florescendo na nova lógica do céu como limite para a liberdade da mulher. O livro leva-nos à Faculdade de Direito de Yale, quando Hillary se enamora de Bill Clinton e cancela o sonho de seguir o seu próprio rumo. Bernstein clarifica a dinâmica tantas vezes espantosa do seu casamento, mostra-nos até que ponto Hillary foi instrumento dos triunfos e contratempos da presidência de Bill Clinton.



Escolhas Difíceis

Dom Quixote, 2015
Texto sinóptico
O relato pessoal de Hillary Rodham Clinton sobre as crises, decisões e desafios que enfrentou durante os quatro anos em que foi 67.ª secretária de Estado dos EUA.
«Todos enfrentamos escolhas difíceis nas nossas vidas», escreve Hillary Rodham Clinton nas primeiras páginas desta crónica dos seus anos no epicentro dos acontecimentos mundiais. «A vida é fazer este tipo de escolhas. As nossas escolhas, e a forma como lidamos com elas, formam-nos enquanto pessoas.»
No desfecho da campanha presidencial de 2008, ela esperava retomar a representação do Estado de Nova Iorque no Senado dos Estados Unidos. Para sua surpresa, o seu antigo rival na nomeação do Partido Democrata, o recém-eleito Barack Obama, convidou-a a integrar a sua Administração enquanto secretária de Estado. Estas memórias são a descrição dos quatro extraordinários e históricos anos que se seguiram, e das escolhas difíceis com que ela e o seus colegas se confrontaram.



Trump - Como Enriquecer

Casa das Letras, 2006
Texto sinóptico
Gigante do ramo imobiliário, autor de best sellers e empresário de televisão e polémico candidato a Casa Branca Donald Trump revela os segredos do seu sucesso neste livro simples e sem precedentes sobre o mundo dos negócios. Trump ensina-nos como enriquecer. Como: Investir com sabedoria Impressionar o patrão e conseguir um aumento Gerir um negócio de forma eficaz Contratar, motivar e despedir funcionários Negociar qualquer coisa Manter a qualidade da marca Pensar bem e viver em grande.




Subir na Vida

Editorial Presença, 2007
Texto sinóptico
Donald Trump é um símbolo do sonho americano. Subiu na vida a pulso, tornou-se milionário, foi à falência e poucos anos depois saldou a dívida de 9 mil milhões de dólares e ficou ainda mais rico. Ele acredita piamente nas virtudes do trabalho árduo, da determinação e do pensamento positivo. Hoje tornou-se uma vedeta televisiva e um herói popular dos norte-americanos que devoram os seus conselhos e lições de carreira. O sucesso é tal que Trump tem inclusivamente produtos à venda no mercado com a sua assinatura – tais como fatos, gravatas, botões de punho, óculos e relógios – tornando-se definitivamente uma "marca de sucesso"
Para Donald Trump, o principal segredo para o sucesso profissional não consiste em ser obcecado pelo dinheiro, mas sim em trabalhar com entusiasmo. Isso implica ter prazer naquilo que se faz. E assegurar que essa paixão inspire e contagie as pessoas que nos rodeiam, motivando-as a dar o melhor de si. Em consequência, aconselha o autor no primeiro capítulo do livro: "não desperdice a sua vida num trabalho que não gosta".
Nos anexos finais do livro fica-se a conhecer melhor o império imobiliário de Donald Trump e a selecção das dez obras que mais o marcaram, entre as quais pontifica o clássico "The Power of Positive Thinking", de Norman Vincent Peale, escrito em 1952.




Trump, Desafiar o Status Quo

Gladius, 2016
Texto sinóptico
“Trump, Desafiar o Status Quo” irá explicar o fenómeno de Trump enquanto candidato à presidência dos EUA, explorando os seus discursos, debates e as suas propostas.

Uma síntese detalhada e directa dos temas fundamentais da campanha de Donald Trump rumo às eleições primárias e à Casa Branca. que permitirá uma visão estruturada a todos os interessados pela realidade política, social e económica dos EUA. Poderá uma muralha na fronteira com o México trazer benefícios?
Será que são os eleitores americanos que decidem realmente quem é o seu candidato?
Será que mais restrições ao uso e porte de armas-de-fogo aumentam a segurança?
Quais serão os efeitos do intervencionismo americano no Médio Oriente?
Estará Donald Trump a enfrentar o Status Quo ocidental?

Esta obra irá desafiar as ideias pré-concebidas sobre a sociedade americana e tecerá paralelismos relevantes com as sociedades europeias, tanto em termos práticos como morais. Uma análise factual e lógica que cobre os temas mais relevantes da política americana e ocidental.
Carlos M. G. Martins trabalhou na banca de investimento em Londres e em fundos de investimento em Portugal. É um dos membros fundadores e o editor da empresa Gladius Editions."

 
Pense como um campeão
Gestão Plus, 2010
Texto sinóptico
Ao longo da sua vasta carreira, Donald Trump tem escrito diversos best-sellers sobre sucesso e perseverança no mundo dos negócios, mas também tem escrito ensaios que reflectem a sua filosofia de viver a vida em pleno, tanto a nível pessoal como profissional. Pense como Um Campeão apresenta diversos destes ensaios inspiradores, seleccionados pessoalmente pelo autor, num convite à reflexão sobre o verdadeiro significado do sucesso. Será possível criar a verdadeira mudança, a nível local e global? Qual o futuro da economia de mercado tal como a conhecemos? Como podemos treinar e moldar os nossos pensamentos para atingir o sucesso? Qual a importância do «alfabetismo financeiro»? Qual a verdadeira relação entre a inovação e o empreendedorismo? Que papel têm a imaginação, a perspectiva e a visão no sucesso empresarial - e no bemestar pessoal? Como podemos dar sentido aos nossos objectivos de vida? Estas são apenas algumas das questões abordadas ao longo destas páginas, num estilo inspirador, original e com toques de humor, que farão com que realmente Pense como Um Campeão!


Por Dentro da Reeleição

Prime Books, 2013
Texto sinóptico
Germano Almeida é um dos jornalistas que melhor acompanha e escreve sobre a política dos Estados Unidos da América.
Bolseiro da FLAD para acompanhar in loco as recentes eleições presidenciais americanas, junta neste livro um conjunto de textos que incluem a visão especial de quem esteve efetivamente no teatro das operações.
Inclui prefácio do Embaixador dos EUA em Lisboa e vários testemunhos de relevantes figuras ligadas ao comentário de política internacional.



Histórias da Casa Branca

Prime Books, 2010
Texto sinóptico
"O autor deste livro, que percepcionou as características invulgares de Barack Obama como homem, mas particularmente como político do mais fino recorte, não se limitou a dar-nos notícia do acontecimento e a constatar a amplitude da impressão que lhe causou. Resolveu elegê-lo (antes dos americanos o fazerem) como figura cuja carreira valeria a pena acompanhar, observando as suas propostas e discorrendo sobre as suas ideias. Foi uma aposta que, conforme se verifica hoje, era amplamente justificada." (General Loureiro dos Santos, analista de Política Internacional e Geoestratégia)

"Germano Almeida faz o mais exaustivo acompanhamento conhecido em Portugal da Administração Obama. O seu registo actual e informado tornaram o seu blogue um espaço de referência. O seu contributo lúcido, análise informada e posição crítica permitem que este valioso documento chegue agora às livrarias. Imprescindível para consulta e referência nos nossos dias." (Carlos Santos, Prof. UCP e analista de Política Internacional)



Obama - Os Segredos de Uma Vitória

Edições Centro Atlântico, 2009
Texto sinóptico
«Muitas das lições deste livro são novinhas em folha. São ideias absolutamente inovadoras nunca antes tentadas, de tal forma que os mais cautelosos poderão hesitar em aplicá-las. Outras são familiares, são tácticas tão testadas e tão comuns que os políticos e os homens de negócios podem sentir-se tentados a ignorá-las por serem vulgares.
No entanto, consideradas em conjunto, permitiram o sucesso da campanha de Barack Obama - um conjunto muito especial de acções que todos podemos aprender a adaptar à nossa própria vida, carreira ou negócio.
O habitual elogio da superioridade do conhecimento adquirido na gestão empresarial e nos negócios pode estar ultrapassado. A exaltação da política pode ser a vaga do nosso futuro - Barack Obama mostrou aos homens de negócios que têm muito a aprender com um político astuto.
Este livro fornece razões válidas para que os líderes empresariais e os gestores não esperem pelas avaliações dos historiadores.
Convidamo-lo - insistimos - a analisar a campanha de Obama agora mesmo. Detenha-se nos grandes momentos. Descubra toda a espécie de pistas para dar a volta à crise - nós conseguimos.»

Sem comentários: