terça-feira, 8 de novembro de 2016

Luísa Beltrão regressa à escrita com o romance «Vitória - De Amor e de Guerra»

A Manuscrito Editora faz chegar a partir de hoje a todas as livrarias do país Vitória - De Amor e de Guerra, o novo romance de Luísa Beltrão, autora premiada da tetralogia Uma História Privada. A sessão de apresentação da obra decorrerá no dia 28 deste mês, no El Corte Inglés Lisboa (7.º andar), numa apresentação a cargo da escritora Rita Ferro.


Texto sinóptico
Na madrugada de 4 de novembro de 1917, quando faziam exatamente cento e três dias sobre a saída de Vitória de Lisboa, Andrew dava entrada no hospital de Arras. E a vida de Vitória altera-se para sempre.
Desde que entrara no cenário de guerra, um cenário onde numa questão de segundos se podia viver ou morrer, ficar louco, cego ou sem braços, Vitória aprendera que a vida nos conduz, de forma sinuosa, para constantes acasos.
Chegara a França para acompanhar o marido, soldado do contingente português na Primeira Guerra Mundial, deixando para trás os filhos e a família tradicional que a moldara. Ela era apenas um elo de uma longa cadeia que vem de trás e se continua. Um acaso fá-la ingressar no corpo de enfermagem como voluntária num hospital inglês e, por outro acaso, estava de serviço naquela madrugada em que ficou incumbida de cuidar do soldado da cama sete. Um herói de guerra, médico, celebrizado nas trincheiras por salvar vidas.

Luísa Beltrão regressa à escrita com um romance poderoso de amor e de guerra. Pelos olhos de Vitória vemos passar a calamidade do conflito que assolou a Europa, conhecemos a história de uma família dividida pela guerra, através dos diálogos com Andrew questionamos o sentido da vida e das nossas expectativas. E sentimos a solidão, aquele vazio assustador que antecede a esperança.
1.º parágrafo: «Se uma das enfermeiras da ala 2 não tivesse estado com gripe, se Guilherme não tivesse sido convocado, precisamente nessa noite, para uma reunião de oficiais, Vitória não viria a trocar o turno da noite e não teria conhecido Andrew, pelo menos daquele modo. Quando pensava no assunto, Vitória reconhecia a sinuosa contingência que nos assiste, ela que toda a vida ouvira negar os acasos, que tudo era obra de Deus, cada vez menos acreditava na intervenção direta d’Ele, podia não ter acontecido, sim. Desde que entrara no cenário de guerra, de forma indireta pois apenas o conhecia através de quem estivera lá, aproximara-se do terrível factum da frente de combate, em segundos viver ou morrer, ou ficar louco, ou cego, ou sem braços, para sempre, evidência que intensificava em si a certeza de que bem podia não ter vindo para França, bem podia não ter ficado a viver em Arras, bem podia não ter conhecido Andrew.»
A autora
Luísa Beltrão é Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e profissionalizada pela Universidade Aberta, entre 1981 e 2008 foi professora de Filosofia, Psicologia, Psicossociologia e Sociologia. Desde então dedica-se exclusivamente à escrita, à família – tem sete filhos, 17 netos e uma bisneta – e ao associativismo, motivação que lhe adveio especialmente pela filha mais nova, Luísa, com deficiência intelectual. Entre 1990 e 1992 foi diretora executiva da AFID (Associação de Famílias para a Integração do Deficiente) e em 2008 fundou a associação Pais em Rede, de que é diretora executiva nacional. Conta ainda no currículo com um projeto de inovação pedagógica com alunos problemáticos (1996/98), diversas palestras e artigos sobre Literatura, História e Pedagogia.
é autora premiada da tetralogia Uma História Privada, que inclui os romances Os Pioneiros, Os Impetuosos, Os Bem-Aventurados e Os Mal-Amados. Escreveu ainda muitas outras obras de literatura, biografia e ainda ensaio, entre elas Todos Vulneráveis (1999), O Desafio da Cidadania na Escola (2000), Uma Pedra no Sapato (2004), a biografia de Maria de Lourdes Pintasilgo Uma História para o Futuro (2007), O Príncipe Perfeito (2011) ou Moscas nos Olhos (2014).

Sem comentários: