quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Entre as últimas novidades da Kalandraka para 2016 encontra-se a obra vencedora deste ano do Prémio Compostela para Álbuns Ilustrados

Uma Última Carta
Texto de Antonis Papatheodoulou
Ilustrações de Iris Samartzi

Texto sinóptico
Obra vencedora do IX PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA PARA ÁLBUNS ILUSTRADOS. 
Uma última carta transporta-nos para uma pequena e formosa ilha mediterrânica, cujos habitantes têm a sorte de poder contar com um carteiro muito amável. Mais de 50 anos de trabalho aproximam-se do fim e, com eles, um último dia de trabalho, que será para todos inesquecível. Recorrendo a uma linguagem poética e metafórica, rica em jogos de contrastes, Antonis Papatheodoulou presta uma homenagem enternecedora ao velho ofício da entrega de correspondência, ao utilizar, como protagonista, um mensageiro de vocação verdadeiramente comprometido com os valiosos objetos que transporta consigo, todos eles carregados de afetos e memórias, de boas e más noticias.
As ilustrações complementam e enriquecem o texto, através da colagem de imagens relacionadas com esta profissão: envelopes, selos, palavras manuscritas que desenham a forma das personagens... Com uma apurada abordagem cinematográfica, Iris Samartzi combina diferentes planos que direcionam o olhar dos leitores para o interior da bolsa do carteiro. De destacar ainda é a composição cromática, a sua luminosa paleta de cores, onde sobressaem os brancos, os azuis, os ocres… e o sábio uso da linguagem simbólica de cada cor.
O júri do IX Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados distinguiu Uma última carta não só pela sua harmonia e equilíbrio, pela forma como transmite alegria e ternura; mas também pela valorização de um ofício ancestral que promove a comunicação e a aproximação entre os indivíduos e as comunidades.


Inventário Ilustrado das Aves
Texto de Virginie Aladjidi
Ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel

Texto sinóptico

Há cerca de 10 000 espécies de aves no mundo e este Inventário Ilustrado apresenta perto de 80. Nele se descreve a plumagem de cada uma para permitir que o leitor a possa identificar rapidamente.
Como já é habitual nesta coleção dos Inventários Ilustrados, com texto de Virginie Aladjidi e ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel, referem-se pormenores surpreendentes e revelam-se outros detalhes relativamente à sua alimentação, ao cortejo nupcial, entre outras curiosidades… Também se precisa a envergadura e o tamanho médios de cada ave para as podermos comparar entre elas (por exemplo, uma galinha, em média, possui 50 cm). Um cantar no jardim, um piar no bosque, uma silhueta no céu, um ninho no telhado, uma pena no chão… são outros indícios a ter em conta para descobrir as aves, para as identificar e para as nomear.

Um inventário para deixar terra firme, espantar e maravilhar.

Excerto
«Voar, pôr ovos, ter um bico… não é exclusivo das aves: o morcego-anão, que é um mamífero, voa; o caracol (gastrópode) e os peixes põem ovos; a tartaruga (réptil) e o polvo também têm bico… A verdadeira particularidade das aves são… os milhares de penas que lhes revestem o corpo e as asas…»

3 comentários:

Marilina Fernandes disse...

Adorava ler este livro.
Obrigada pela publicação.
;)

milureis disse...

Eis um livro que o meu marido ia adorar receber de prenda este Natal, deve ser espectacular.

Sara Santos disse...

Adoro a Kalandraka, são sempre interessantes os livros, o melhor para as crianças!