quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lauro Trevisan regressa a Portugal


Conhece melhor Lauro Trevisan, lendo esta entrevista que ele concedeu para este blogue, em 2012.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

«Crónicas Sobre Educação» é um dos títulos que a 30 de Abril a Caleidoscópio Editora publica


Crónicas Sobre Educação
Uma análise crítica dos «lugares comuns da educação» em Portugal
de Jorge Valadares
Sinopse
Tem havido várias polémicas relacionadas com a educação: exames de alunos, formação de professores, fecho de escolas, rankings, etc.
Este livro lança luz sobre isso tudo.
Mas fá-lo com fundamento científico, com base experimental e racional, só possível por quem tem 45 anos de ensino e muito trabalho de investigação na área da educação científica.
O autor deste livro contactou e continua a contactar com educadores famosos, como é o caso de David Ausubel, Joseph Novak, Bob Gowin, Marco Moreira e muitos outros.
Este livro esclarece, pois, muitas das polémicas neste campo, e será muito útil para todos os educadores, dirigentes escolares, professores e encarregados de educação e ajudará a libertar a educação científica de muitos erros e confusões que nele imperam.


Em Torno da China
Memórias diplomáticas
de João de Deus Ramos
Sinopse
Este relato passa a ser a referência obrigatória, não só para os que querem conhecer a realidade concreta de uma negociação tão dura, como arriscada - "Portugal at it’s best", na fórmula do autor - como para os investigadores que vierem fazer a história das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, a crónica de Macau ou, porventura mais importante, a análise da política de re-unificação do regime comunista chinês.


O Ser Criativo I
Maneiras de olhar, ver, sentir, imaginar – logos
de Sarah Frances Dias e Rui Barreiros Duarte
Sinopse
Neste primeiro volume analisa-se a primeira componente estruturante do ser criativo: o LOGOS. Reflecte-se sobre as questões da mente relacionadas com o universo da criação, das representações das épocas e da atitude; sobre os lugares que as narrativas constroem e sobre as aberturas metodológicas; reflecte-se também sobre o imaginário, os jogos de sedução, a criatividade dum modo geral desde os mitos e do acto fundador às contradições, às "metáforas disfarçadas de conceitos", sobre a representação e a complexidade dos sistemas. Questiona-se a passagem para o outro lado do espelho, as estruturas das narrativas, o enigma que paira sobre todas as coisas, a ambivalência e o segredo; equacionam-se os mundos possíveis, dá-se abertura à topologia da conceptualização, à teoria da imaginação assente sobre modelos da sagacidade e sobre as ficções, para que haja uma consciência viva sobre os universos da criação. Temos de ser seres criativos e reaprender a criar.


Arquitectura e Comensalidade
Uma história da casa através das práticas culinárias
de Mariana Sanchez Salvador
Sinopse
Como foram as nossas casas transformadas pela comida, pelo acto de cozinhar e pelo partilhar de uma refeição? Foram as práticas de confecção que definiram a configuração das nossas cozinhas, ou foram os avanços técnicos nestes espaços que nos permitiram confeccionar novos pratos? Existe uma correlação entre as maneiras à mesa e a configuração do espaço de refeição?
Partindo da Roma Antiga até à contemporaneidade, este livro descreve-nos a evolução da performance culinária na casa, inter-relacionando espaço, comida e sociedade. A transformação da arquitectura doméstica é explicada através dos seus espaços culinários, cruzando-se com a influência das técnicas e simbolismos das preparações culinárias e com os valores culturais associados ao cozinhar, comer e habitar. À visão global destas transformações, ocorridas no contexto ocidental, acrescentam-se descrições, histórias e curiosidades que nos transportam para a ambiência vivencial de cada época. Estes diversos contributos confluem para uma compreensão profunda e holística da evolução do espaço doméstico à luz das práticas culinárias, para uma outra história da casa.

50 Anos de Rádio em Angola
de José Maria Pinto de Almeida
Sinopse
Acendam os projectores. Preparem-se... aqui vão estar homens e mulheres angolanas que sempre tiveram muito a ver connosco e de quem somos eternos "viúvos": - Neves e Sousa/ Dáskalos/ Álvaro de Carvalho/ Milo Santos e Sousa/ R. Indipwo/ Baião/ Luís Venâncio/ Bettencourt Faria/ Lurdes Van-Dunem/ José Redinha/ Cruzeiro Seixas/ Cochat Osório/ Alda Lara/ Angerino de Sousa/ Curado Ribeiro/ Alice Cruz/ Artur Peres/ Miguel Nunes/ Tetalando/ Simons/ Barradas/ Júlio Guerra/ Zé Ramos/ Congo/ Paulo Cardoso/ Sebastião Coelho/ António Taklim/ Perestrelo/ Jorge Cobanco/ Zorro/ Rebordão Correia/ Adulcino Silva/ Luandino/ Regina Coimbra/ Luisa/ Rangel/ Montês/ Xico Orta/ Diogo Júnior/ Almeida Santos/ Gonçalves da Costa/ Parafuso/ João Abel/ Bravo da Costa/ Gioconda; Zeca Santos/ Rui Romano/ Brazão Gil/ Viriato da Cruz/ Álvaro de Novais/ Ruy de Carvalho/ Wanda Maria/ Ricardo Mesquita/ Tarique/ Pitta Gróz Dias/ Fontoura/ Carvalheira/ Ferreira da Costa/ Relvas/ Miau/ Mesquita Lemos/ Agnelo Paiva /Mergulhão/ Felício/ João Canedo/ Norberto Castro/ Bobella/ Palha/ Álvaro da Fonseca/ Tocha/ Rollin/ Guilherme Santos/ Natália Bispo/ Correia de Freitas/ Sardinha/ Zeca Santos/ Calado de Carvalho/ Luís de Camões/ Aristides Van-Dunem/ Andreia/ Barosa/ Samy/ Maduro Bento/ Farinha/ Óscar Machado Fontinhas/ Mário Rui/ Saraiva de Oliveira/ Belmiro Vieira/ Jaime de Figueredo/ Gonçalves da Costa/ Félix/ Ivo de Oliveira/ Jorge Curi/ Minguito e Liceu Vieira Dias.

Novos livros do Grupo Presença dividem-se entre romance, nutrição e livros práticos

A Mãe é que Sabe
Joana Gama e Joana Paixão Brás


Dançando Sobre Vidro
de Ka Hancock


Deus Ajude a Criança
de Toni Morrison


Superalimentos - A Bíblia
de Sue Quinn


Tostas Gourmet
de Emily Kydd


sábado, 23 de abril de 2016

Passatempo: «Corrigir os que Erram», de José Tolentino Mendonça

Queres te habilitar a ganhar o mais recente livro de José Tolentino Mendonça, uma das obras da colecção 'Fazer Misericórdia', da Paulinas Editora?
aqui a sinopse e um excerto do livro e preenche acertadamente o formulário:


O Passatempo decorre até ao dia 29 de Abril.
Boa sorte!

Segue o blogue no Google+ 
www.facebook.com/silenciosquefalam
Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"

Regras do Passatempo:
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal;
2) Será validado exclusivamente as participações com as respostas acertadas e será aceite apenas uma participação por pessoa ou email (salvo mencionado o contrário);
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente através do Random.org e o seu nome publicado aqui neste post, além de ser comunicado ao mesmo via e-mail. Se ao fim de 15 dias, após ser contactado pelo administrador deste blogue, o vencedor não reclamar o prémio, será escolhido outro vencedor;
4) O administrador deste blogue e/ou empresa que patrocina o passatempo não se responsabiliza por eventuais extravios dos prémios, aquando da expedição dos mesmos ao vencedor.

O que é a leitura para Umberto Eco

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Quatro novos ábuns ilustrados com o selo da Kalandraka

A História de Ferdinando
escrito por Munro Leaf
ilustrado por Robert Lawson

Sinopse
A História de Ferdinando é uma alegoria pacifista e antibélica que conta com mais de 60 traduções.
A KALANDRAKA recupera agora a primeira versão a preto e branco deste clássico, ainda tão atual, mas que já data de 1936.
«Era uma vez, em Espanha… um pequeno touro que se chamava Ferdinando. Todos os touros da mesma idade gostavam de correr e saltar e dar marradas uns aos outros. Todos, menos Ferdinando. Do que ele gostava era de estar sossegado, a cheirar as flores...»
O lirismo da prosa, a linguagem próxima da infância e um humor muito subtil são algumas das qualidades deste texto com que Munro Leaf questiona as touradas e rejeita a violência, para além de apoiar a liberdade individual e o respeito pela diferença.
Ilustrado por Robert Lawson, este álbum foi selecionado pela Internationale Jugend Bibliothek com um dos 10 clássicos em prol da paz e da tolerência.
Uma nova adaptação ao cinema de A História de Ferdinando está prevista para estrear em Portugal em Abril do próximo ano.



A Viagem da Mamã
de Mariana Ruiz Johnson
Sinopse
Depois do sucesso de Mamã, também publicado pela Kalandraka e vencedor do VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, Mariana Ruiz Johnson põe agora em foco, neste novo álbum, a experiência de uma mãe que tem de se ausentar de casa durante uns dias por motivos de trabalho, cabendo ao pai cuidar do filho ainda pequeno.

As personagens desta história são animais humanizados que se movem em cenários facilmente identificáveis pelos leitores e que são aqui representados em suaves tons cromáticos. Para além do texto, as ilustrações também permitem apreciar os sentimentos dos membros da família. Depois da preocupação e insegurança iniciais, a normalidade instala-se e tudo se transforma numa experiência enriquecedora para todos. Em suma, um álbum com que muitas famílias se sentirão identificadas, graças também à empatia estabelecida com os protagonistas.

«A mamã vai viajar. Na mala leva as meias, os livros e até o vestido às riscas. Não nos pode levar com ela. O papá e eu ficamos em casa…»



O Recado de Rosie
de Maurice Sendak
Sinopse
Publicado em 1960 e ambientado em Brooklyn, o bairro natal de Sendak, a protagonista deste clássico é Rosie, uma menina com uma imaginação delirante que de facto existiu e em quem o autor se inspirou para criar esta cativante obra sobre as brincadeiras infantis, o poder da imaginação e a transformação da realidade como via de evasão e diversão individual e coletiva. Brincar às cantoras, dançarinas, aos bombeiros e cowboys; criar personagens imaginárias ou transformar-se num ruidoso foguete são algumas das divertidas histórias que se desenrolam em O recado de Rosie, onde Sendak também plasma toda uma série de emoções experimentadas pelas personagens: alegria, tristeza, solidão, fúria, contrariedade, júbilo…



Somos Amigos?
de Anabel Fernández Rey
Sinopse
Somos Amigos? é um álbum direcionado para pré-leitores e primeiros leitores que aborda a construção da amizade entre um menino e um urso: duas personagens à partida muito diferentes, mas que irão complementar-se ao ajudarem-se mutuamente. Escrito e ilustrado por Anabel Fernández Rey, Somos amigos? recebeu a menção honrosa do VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.

«— Não quero comer legumes. Tu, que és tão comilão, ajudas-me?
— Quero chegar muito alto. Tu, que tens tanta força, ajudas-me?»

Alguns livros que em breve chegarão às livrarias

Espelho Meu
de Louise L. Hay
Sinopse
Um programa inovador e muito completo baseado num dos princípios-chave da filosofia de Louise Hay Segundo o Princípio do Espelho, um dos ensinamentoschave de Louise Hay, a nossa experiência com o mundo espelha a relação que temos connosco próprios. Se não nos virmos como sendo dignos de amor, o mundo pode ser um sítio solitário e triste.
O trabalho de nos olharmos ao espelho repetindo afirmações positivas é uma prática fundamental desenvolvida por Louise Hay para transformar os nossos pensamentos – e as nossas vidas. Espelho Meu é um livro desenvolvido com base num programa áudio criado por Louise Hay, e apresenta um sistema completo de 21 dias para reforçar a autoestima e criar uma vida de harmonia e felicidade.


Uma Boa Mulher
de Jill Alexander Essbaum
Sinopse
O fascínio e a culpa de uma mulher dividida entre o amor e a luxúria.
Complexo e íntimo, Uma Boa Mulher é a história de uma mulher que enfrenta o vazio no seu casamento e procura dar um novo sentido à sua vida. Este é um romance que explora a sensualidade e o desejo em toda a sua força libertadora e subversiva.
Muito elogiado pela crítica internacional e pelos leitores, Uma Boa Mulher é um livro profundo e intenso sobre o casamento, a moralidade e o amor-próprio.


O Guardião Invisível
Trilogia do Baztán Vol 1
de Dolores Redondo
Sinopse
O primeiro livro da Trilogia do Baztán, um thriller VICIANTE, que os amantes deste género não vão querer perder.
Nas margens do rio Baztán, no vale de Navarra, é encontrado o cadáver seminu de uma adolescente em circunstâncias que posteriormente é relacionado com um homicídio ocorrido na região meses antes.
Êxito de vendas em todos os países onde tem sido publicado. Mais de 800 000 exemplares vendidos.

3 livros novos da Saída de Emergência


Antes de Eu Partir
de Paul Kalanithi

Sinopse
Aos 36 anos, ao terminar uma década de formação como neurocirurgião, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um cancro inoperável no pulmão. Num dia era um médico que dava esperança aos que lutavam pela vida, no seguinte passou a ser um paciente que tentava sobreviver.
Antes de Eu Partir conta-nos a transformação de Kalanithi, que passou de estudante de Medicina em busca do sentido da vida a neurocirurgião respeitado pelos seus pares. Até que, numa estranha ironia de vida, se viu no papel de paciente e pai de um recém-nascido. Ao enfrentar a sua própria mortalidade, não pôde deixar de se interrogar: o que nos faz querer viver? O que fazemos quando a vida é interrompida de forma tão abrupta? O que significa ser pai quando a nossa própria vida está a fugir?
Paul Kalanithi faleceu enquanto escrevia este livro profundamente comovente, contudo, o seu amor pela literatura e medicina levou-o a partilhar as suas maiores inseguranças e receios. Partiu demasiado cedo, mas não sem antes nos deixar este testemunho lírico e extraordinário sobre a condição humana.


Príncipes da Medicina
A vida e obra de alguns dos mais fascinantes e inspiradores médicos da História
de Mário Cordeiro

Sinopse
A vida e obra de alguns dos mais fascinantes e inspiradores médicos da História Na medicina sempre existiram pessoas que se dedicaram ao próximo de forma abnegada, sem outro desejo que não o de melhorar a sua arte, dando apoio nas horas mais terríveis de qualquer ser humano, como a falta de saúde e o sofrimento físico, psicológico e social. 
Entre este incontável número de pessoas extraordinárias, sobressaíram algumas que adicionaram à arte médica outras faces do prisma complexo que é o ser humano. E que foram, para além disso, mestres na pintura, escultura, poesia, música, literatura, política, filosofia, história ou na defesa intransigente e corajosa dos direitos humanos. São verdadeiros príncipes, que representam exemplos a analisar, admirar e seguir. Neste livro, Mário Cordeiro conta o percurso de vida de alguns destes Príncipes da Medicina desde a Antiguidade até aos nossos dias. Conheça um pouco mais da vida deste conjunto de pessoas extraordinárias cujo legado permanece até aos dias de hoje.

 
Aniquilação
de Jeff VanderMeer

Sinopse
Área X. Uma zona misteriosa e isolada do resto do mundo. Onde a natureza reclamou para si qualquer vestígio de civilização. Sucessivas expedições são enviadas para investigar o mistério que levou à sua contaminação, mas todas redundam em fracasso e os seus membros regressam meras sombras das pessoas que partiram. Até que chega a vez da 12.ª expedição. Composta por quatro mulheres (antropóloga, topógrafa, psicóloga e bióloga), a sua missão é desvendar o enigma. Mas acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento minam a confiança entre os membros da expedição. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina.
Que novos horrores se escondem na Área X? 
Será a 12.ª expedição capaz de revelar todos os segredos… ou estará condenada à pior das tragédias? 

Um livro deslumbrante… Assombrado e assombroso. - 
KELLY LINK, AUTOR DE MAGIC FOR BEGINNERS

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Trailer do filme «A Rapariga no Comboio» / «The Girl on the Train»

A Rapariga no Comboio, editado pela Topseller, foi o livro sensação de 2015 em todo o mundo. Segundo dados GFK, foi o livro mais vendido em Portugal o ano passado, somando já 15 edições - 78 mil exemplares editados em apenas nove meses. No início do ano, atingiu a fantástica marca de 10 milhões de livros vendidos em todo o mundo.
A história, recheada de suspense, cativou de imediato o interesse do mundo cinematográfico e o resultado chega às salas de cinema nacionais em Outubro. À semelhança do livro, as filmagens estiveram envolvidas em bastante mistério, uma vez que pouco se soube da rodagem do filme e poucas foram as imagens que passaram para o exterior.

A seis meses da estreia de um dos mais aguardados filmes do ano, os muitos milhões de leitores do livro de Paula Hawinks puderam finalmente​ satisfazer a curiosidade sobre a adaptação da obra ao grande ecrã. A Universal Pictures divulgou​ o primeiro trailer de The Girl on the Train, filme realizado por Tate Taylor​ e​ com Emily Blunt no papel principal (Rachel).

quarta-feira, 20 de abril de 2016

“Coleção Essencial - Livros RTP” foi apresentada hoje

A “Coleção Essencial - Livros RTP” é um projeto cultural concebido pela RTP em parceria com a LeYa e consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção de autores de língua portuguesa e de outras línguas. O objetivo desta iniciativa é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do século XX, colocando à disposição do público, por um preço reduzido (10 euros) e ao ritmo de um título por mês, algumas das obras-primas da literatura contemporânea.

A qualidade e a pertinência da “Coleção Essencial – Livros RTP” foi recentemente confirmada ao ser integrada no Plano Nacional de Leitura.

No âmbito desta coleção está prevista a publicação de 25 livros. O primeiro título é Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, e estará à venda a partir de amanhã.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Já está à venda «Islão e Fundamentalismo Islâmico» e «Resposta ao Jiadismo Radical»

Islão e Fundamentalismo Islâmico
Das Origens ao Século XXI
2ª Edição Atualizada
de Teresa de Almeida e Silva
Sobre o livro
Islão e Fundamentalismo Islâmico são, com frequência, associados e confundidos, de forma errada, sobretudo em virtude dos últimos acontecimentos que envolvem elementos da comunidade muçulmana. Todavia, não se pode tomar o todo pela parte. É, pois, errado pensar-se que uma pequena parte dos muçulmanos que defendem uma visão mais radical da religião representa todos os muçulmanos.
Esta obra procura esclarecer todas as ideias preconcebidas, ao apresentar, de forma clara, as especificidades e os alicerces da religião islâmica. Por outro lado, aborda o fenómeno do fundamentalismo islâmico, desde o século VII até ao século XXI, estabelecendo a ponte entre o ativismo radical e o terrorismo de matriz islâmica.
Esta 2.ª Edição Atualizada faz o rescaldo da chamada “Primavera” Árabe, analisando criticamente as mudanças políticas que têm ocorrido em alguns dos Estados que passaram por este processo e as consequências que advieram do mesmo. Aborda-se, também, o fenómeno do terrorismo de matriz islâmica recente, o qual, desde os ataques de 7 de janeiro de 2015, em Paris, contra o jornal satírico Charlie Hebdo, tem feito parte do quotidiano europeu, atingindo o seu auge de violência a 13 de novembro de 2015, também em Paris.
Em suma, esta obra pretende continuar a ser uma ferramenta muito útil ao leitor no seu estudo ou no seu quotidiano profissional.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
- Allâh, o Criador
- Maomé, o Louvado
- Os Quatro Rashidun, os Bem Guiados
- As Diferentes Ramificações do Islão
- As Duas Primeiras Grandes Dinastias Árabes: Omíada e Abássida
- Os Cinco Pilares do Islão… Mais Um
- Causas e Características do Fundamentalismo Islâmico
- Evolução do Fundamentalismo Islâmico
- Fundamentalismo Islâmico e Terrorismo de Matriz Islâmica
- Osama bin Laden e a Jihad Global
- O Novo Mundo Árabe

Mais informações sobre a obra, clica aqui.


Resposta ao Jiadismo Radical
Políticas e Estratégias para Vencer Grupos como a Al-Qaeda ou o Daesh
de Nuno Lemos Pires
Sobre o livro
Este livro parte da origem dos problemas associados ao jiadismo radical e vai até à análise de todas as variantes e fatores potenciadores, da história à evolução das religiões, da geopolítica à complementaridade das ameaças e riscos, das ambições globais aos interesses regionais e locais. São apresentadas, também em vários níveis, as respostas possíveis, desde a contenção do fenómeno, onde o mesmo é mais visível, até às ações de prevenção dentro de cada nação.

No fundo, apresenta-se uma abordagem holística, quer das múltiplas dimensões do problema quer da resposta, e apenas assim será possível, verdadeiramente, vencer.

“O grande mérito do livro de Nuno Lemos Pires é que nos aponta para o bom caminho no combate ao terrorismo. Primeiro, entender o fenómeno, na sua raiz histórica e desenvolvimentos recentes, acompanhando o percurso secular da sua evolução no mundo islâmico. Segundo, entender que o terrorismo não passa de uma manifestação pervertida e radical da mesma crise de grande envergadura que abarca igualmente o Ocidente, o que é comprovado pelo facto de alguns atos terroristas, como os ocorridos na Noruega há anos, terem uma origem geográfica europeia. Terceiro, entender que a solução tem de ser lenta e progressiva, não havendo respostas instantâneas. Quarto, entender que a solução não passa necessariamente pelo apoio aos líderes e sistemas tradicionais, porque o terrorismo muitas vezes resulta justamente da crise profunda do sistema tradicional, da forma como as populações se afastam dele. Quinto, entender que o combate ao terrorismo pode passar pelo apoio a líderes que têm modelos de governação diferentes dos europeus e dos ocidentais, mas adaptados à sua realidade concreta. Sexto, entender que, embora o terrorismo exija uma solução de curto prazo em termos da mudança dos sistemas de defesa e segurança, esta não pode pôr em causa os princípios básicos das sociedades europeias, a sua matriz democrática. Sétimo, realçar que a resposta tem de ser global e abrangente, o que passa efetivamente pelo desenvolvimento de uma verdadeira estratégia europeia e não da colagem de banalidades que normalmente recebe esse nome.”


Clica aqui para conhecer outros livros com temáticas similares.

Depois de proibido, o livro «A Verdade da Mentira» [Caso Maddie] regressa novamente às livrarias

Segue na íntegra, comunicado da Guerra e Paz Editores:

«O Tribunal da Relação revogou a sentença do Tribunal da 1.ª Vara Cível de Lisboa, absolvendo Gonçalo Amaral, autor do livro A Verdade da Mentira, sobre o caso Maddie, e absolvendo igualmente a Guerra e Paz Editores, a Valentim de Carvalho Filmes e a TVI. O Tribunal da Relação julgou totalmente improcedente a acção movida pelo casal McCann, por não provada, absolvendo Gonçalo Amaral relativamente a todos os pedidos contra ele formulados. O Tribunal da Relação de Lisboa reconhece a Gonçalo Amaral o seu direito constitucional a exprimir a sua opinião.

O Tribunal da Relação anula igualmente a proibição de comercialização do livro que resultara da sentença do Tribunal Cível. A Guerra e Paz Editores congratula-se com esta decisão que faz prevalecer o direito à informação e o direito à liberdade de expressão.

O livro A Verdade da Mentira, da autoria de Gonçalo Amaral regressará na próxima semana às livrarias portuguesas.»

http://silenciosquefalam.blogspot.pt/2014/07/o-livro-que-o-casal-mccann-quer-ver.html

«O Coração Também Pensa», de Susanna Tamaro

Data de Publicação: 17/02/2016
N.º de Páginas: 160

Un Cuore Pensante foi publicado em Itália pela editora Bompiani e foi traduzido para português por Maria das Mercês Peixoto e, como sempre, tem o selo da Presença, a editora que em Portugal se encarrega de fazer chegar aos leitores os livros de Susanna Tamaro ‒ são já mais de 20 títulos publicados.
Quem já leu alguns livros desta escritora nascida em 1957 e conhece minimamente a sua biografia, sabe que em cada livro seu há sempre uma grande parcela autobiográfica. Vai Aonde Te Leva o Coração e Para Sempre são dois exemplos bem ilustrativos; no primeiro, a sua relacção distante com a mãe e próxima com a avó e, no segundo, a sua vocação solitária e eremítica e de desprendimento perante os bens materiais.
Tamaro inicia este novo livro com a frase «Aprendi bastante cedo a ficar calada.», e ao longo dos vários textos breves, crónicas íntimas e pessoais, que preenchem na sua maioria página e meia, a autora, numa faceta sincera e sem filtros, conta o que o seu silêncio em criança e adolescente e início de vida adulta, transmitia.
«O grande, interminável, penoso silêncio da minha infância! Silêncio que era da boca, mas não do coração. Nas profundezas mais secretas da minha pessoa o diálogo era ininterrupto, e de uma intensidade quase ensurdecedora.» (p. 65)
São várias as confissões que Susanna partilha neste livro, como por exemplo, por ser uma menina diferente sofreu de bullying («Toda a minha infância foi uma fuga angustiante à vivência dos fortes, dos astutos, dos sádicos.»; «As lágrimas foram as companheiras fiéis da minha infância.»), a sua natureza andrógina e recusa em ser tratada como menina («Era feliz nas raras vezes em que conseguia fazer crer às pessoas em meu redor que era normal.»), o seu primeiro contacto com a morte, a sua primeira paixão, os momentos difíceis da sua existência em que perdeu o norte («Em certos momentos da vida acreditei realmente que ia enlouquecer de dor»; «Tornei-me o carrasco de mim mesma, um a um desci todos os degraus da destruição.») e a sua relacção próxima com a avó («Ela foi o farol da minha infância e da minha adolescência») e com o pai («um homem dissoluto»).
Nas últimas páginas de O Coração Também Pensa, que de certa forma é uma continuação do livro de memórias Todo o Anjo é Terrível, a escritora italiana divaga sobre o tema da religião, de Deus, da espiritualidade e do sentido da vida.


Citações
«(…) as perguntas que desde sempre me vinham à cabeça não tinham origem na mente, mas num descontentamento do meu coração. Era o coração que perguntava e a mente, prestativa, de um modo por vezes destemido, por vezes confuso, procurava responder.» (p. 56)

«Se conhecermos o sentido profundo do humano, a vida e a morte misturam-se e regeneram-se constantemente numa dança que só pode suscitar deslumbramento.» (p. 61)

«Cada um de nós torna-se aquilo que deve tornar-se precisamente em relação às carências e às fraquezas dos próprios pais.» (p. 76)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Iniciativa da LeYa para comemorar este ano o Dia Mundial do Livro

Com o objectivo de comemorar o Dia Mundial do Livro, no próximo sábado, 23 de Abril, a Leya, em parceria com a Carris, o Metropolitano de Lisboa e a Transtejo, vão realizar uma série de acções de promoção da leitura, fomentando assim a cultura junto dos seus utilizadores/leitores.

Trata-se de uma data simbólica para a Literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia morreram dois grandes vultos da cultura mundial: o dramaturgo William Shakespeare e o escritor Miguel de Cervantes.

Leya mais, viaje mais.

domingo, 17 de abril de 2016

A 6 de Maio chega às livrarias novos livros de grandes autores em formato pequeno


Agridoce
de Colleen McCullough

Sinopse
No seu primeiro romance épico desde Pássaros Feridos, Colleen McCullough narra a apaixonante história de dois pares de gémeas, tendo como cenário a Austrália dos anos 20 e 30. Todas elas se formam em enfermagem, mas cada uma tem as suas próprias ambições. As quatro irmãs Latimer não podiam ser mais próximas, mas cada uma delas tem os seus próprios sonhos: Edda quer ser médica, Tufts quer organizar tudo, a Grace ninguém pode dizer que caminho deve seguir e Kitty quer ser conhecida por outra coisa que não a sua beleza. São famosas na Nova Gales do Sul pela sua beleza e ambição, bem como pelo seu espírito, mas, à medida que se aproximam da maturidade, as perspetivas limitadas da vida que as espera é desmoralizante. Decidem inscrever-se todas juntas numa formação em enfermagem, uma nova opção para as mulheres que até então se tinham visto limitadas ao papel de esposas e mães. As irmãs Latimer irão conhecer novas pessoas e encontrar desafios que em muito contribuirão para o seu amadurecimento e independência. Conhecerão homens de todos os quadrantes sociais, agricultores, colegas no hospital e até homens com cargos públicos e políticos, e cada uma das irmãs terá de avaliar as suas decisões e aquilo que é para si mais importante. O resultado é por vezes feliz, outras arrasador, mas sempre… agridoce.

Outros títulos da autora nesta colecção de bolso:
A Independência de uma Mulher; A Casa dos Anjos.


Coragem
de Osho

Sinopse
«Segundo Osho, ser corajoso não consiste em ultrapassar o medo; consiste antes em saber enfrentá-lo. Esta obra explora em profundidade o significado da coragem e as formas como ela se manifesta ao longo da nossa vida. Em vez de refletir apenas sobre atos heroicos em circunstâncias excecionais, analisa o desenvolvimento da coragem interior que nos permite viver a vida de forma autêntica e em plenitude. Fala da coragem de aceitar e explorar o desconhecido apesar dos nossos medos, tanto nas nossas relações como nas nossas carreiras e ao longo de todo o nosso percurso espiritual.»

Outros títulos do autor nesta colecção de bolso:
Consciência; Intimidade; Intuição; Inteligência; Liberadde; Alegria; O Livro da Cura; Meditação.


O Anjo Caído
de Daniel Silva

Sinopse
Depois de ter sobrevivido por um triz à sua mais recente missão, Gabriel Allon, o herói dos serviços secretos israelitas, refugiou-se por detrás dos muros do Vaticano, onde se encontra a restaurar uma das obras-primas de Caravaggio. Mas certa manhã, bem cedo, é chamado à Basílica de São Pedro por monsenhor Luigi Donati, o influente secretário privado de Sua Santidade o Papa Paulo VII. Foi encontrado o cadáver de uma bela mulher debaixo da magnífica abóbada de Miguel Ângelo. A polícia do Vaticano suspeita de suicídio, mas Gabriel não concorda. E, segundo parece, o mesmo se passa com Donati, que receia que uma investigação pública possa vir provocar no seio da Igreja e, por isso, chama Gabriel para que ele descubra discretamente a verdade. Com uma advertência: «Regra número um no Vaticano», diz Donati. «Não faça demasiadas perguntas.» Gabriel descobre que a mulher morta desvendara um segredo perigoso, que ameaça uma organização criminosa que anda a pilhar tesouros da Antiguidade e a vendê-los a quem oferecer mais dinheiro. Mas não se trata apenas de ganância. Um agente misterioso planeia uma sabotagem que irá mergulhar o mundo num conflito de proporções apocalípticas…

Outros títulos do autor nesta colecção de bolso: vê aqui.

Livro de contos de Lídia Jorge entre as novidades de Abril do Grupo LeYa

O Amor em Lobito Bay
de Lídia Jorge
Sinopse
Todos os contos reunidos neste livro têm vários elementos em comum: a acção decorre num espaço longínquo, a narrativa desenvolve-se em torno de uma revelação demolidora, a memória funciona como uma catarse que o tempo se encarrega de prolongar de modo a não poder ser esquecida. Como no primeiro conto, O Amor em Lobito Bay, que dá título ao volume, em todos existe uma história de amor, no sentido mais amplo do termo, que entrecruza a experiência da confiança na vida com o desconcerto do mundo. E à imagem da criança que deseja comer o coração de uma andorinha, em todos os outros contos ocorre a experiência de uma decepção inaugural transformada em sabedoria.
São contos sobre a marcha humana que não pára de reiniciar continuamente os seus primeiros passos. Contos que parecem chegar até nós com a finalidade de inquietar porque subvertem uma ordem e, ao mesmo tempo, têm o condão de aquietar porque propõem uma clarificação.

Gramática do Medo
de Maria Manuel Viana e Patrícia Reis
Sinopse
Amigas inseparáveis, Mariana e Sara partilham tudo desde que se conhecem (um curso de teatro e cinema, uma carreira difícil, amigos, ex-namorados, dinheiro e um quotidiano nem sempre fácil), até ao dia em que uma delas desaparece, misteriosamente, durante um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Poucas são as pistas que deixa atrás de si mas, numa demanda que a irá levar a correr mais de metade da Europa, Sara tenta encontrá-la. O que vai descobrindo leva-a a perceber que, afinal, há muita coisa na vida da amiga que desconhece. Porque desapareceu Mariana, que fantasmas a perseguiam, do que quis fugir? Numa viagem simultaneamente interior e geográfica, esta é também a história do desaparecimento do sujeito na civilização actual, da dissociação da vida comum, da fragmentação da memória e da ténue fronteira entre ficção e realidade.
Uma história escrita a quatro mãos por Maria Manuel Viana e Patrícia Reis.

Jacinta - A Profecia
de Manuel Arouca
Sinopse
Jacinta tem sete anos, é pastora como o irmão, Francisco, e a prima Lúcia. Dos três, é a mais nova, a mais irrequieta, a mais feliz, doce e também caprichosa. Dança para alegrar os dias, os dela e os dos que a rodeiam. Entre o forte caráter e a alegria contagiante, esconde-se uma força maior do que ela. Mas que ainda é segredo.
Naquele dia 13, ao sair para o pastoreio, como era habitual, a criança estava longe de saber o que iria acontecer. Ali, na Cova da Iria, onde tantas vezes brincava, vê, pela primeira vez, Nossa Senhora. A vida desta criança será, a partir daquele momento, diferente, tocada pelo transcendente. A menina dos olhos doces vê os seus sentidos apurarem, sente que aquela senhora, tão bonita, lhe vai mostrar um novo caminho.
Jacinta Marto ofereceu o seu sofrimento pela salvação dos pecadores e deixou-nos um exemplo de bondade, humildade e amor. Manuel Arouca reconstrói esta história, de uma forma profundamente humana, para que nunca nos esqueçamos disso.