domingo, 15 de janeiro de 2017

Novidade PIM! Edições: «Retratos de Jovens Senhoras, Cavalheiros e Casais», de Charles Dickens e Edward Caswall

A 27 de Janeiro chega às livrarias o livro Retratos de Jovens Senhoras, Cavalheiros e Casais, da autoria de Charles Dickens e Edward Caswall. A tradução para português desta obra humorística, «Uma edição oportuna» segundo o The Times Literary Suplement, esteve a cargo de Renato Carreira. Retratos de Jovens Senhoras, Cavalheiros e Casais é a grande aposta da PIM!, uma chancela das editoras Europress e Ponto Fugapara, para o Dia dos Namorados.
Texto sinóptico
Este volume reúne três coletâneas de apontamentos satíricos originalmente publicados na imprensa inglesa. A primeira, Retratos de Jovens Senhoras, surgiu em 1837, com assinatura de Quiz, pseudónimo do clérigo anglicano Edward Caswall. A segunda e a terceira coletâneas, Retratos de Jovens Cavalheiros (1838) e Retratos de Jovens Casais (1840), foram escritas por Charles Dickens, que anteriormente assinara, também como Boz, uma série de textos humorísticos cujo êxito motivou os editores Edward Chapman e William Hall a publicarem o trabalho de Caswall num estilo semelhante. A primeira publicação conjunta das três obras em livro aconteceu em 1843. Com um humor tão refinado como acutilante, os textos versam sobre o tema dileto da grande literatura e da melhor sátira.
Nestes «retratos» reconhecerá a leitora ou leitor os diferentes tipos de homens e mulheres que, empenhando a juventude e a felicidade, se sujeitam a disputar, num campo de batalha chamado casamento, a eterna guerra dos sexos.
A editora disponibiliza para leitura imediata, aqui, as primeiras páginas do livro.
Os autores
Expoente máximo do romance vitoriano e um dos mais populares escritores ingleses, Charles Dickens nasceu a 7 de fevereiro de 1812. Em 1827 começou a trabalhar como empregado de escritório e, no ano seguinte, estreou-se no jornalismo, como repórter freelance. Em 1833 iniciou, sob o pseudónimo Boz, uma série de crónicas humorísticas em torno do quotidiano londrino, genericamente designadas Sketches by Boz. Obteve o primeiro grande sucesso literário em 1836-37, com a publicação, em fascículos mensais, de Os Cadernos de Pickwick – sucesso consolidado com o folhetim seguinte, Oliver Twist (1837-39).
Obras posteriores como Um Conto de Natal (1843), David Copperfield (1849-50), Tempos Difíceis (1854) ou Grandes Esperanças (1860-61) figuram também entre as suas criações mais conhecidas. Charles Dickens morreu a 9 de junho de 1870.

Edward Caswall (Quiz) nasceu a 15 de julho de 1814. Clérigo anglicano, poeta e autor de hinos religiosos, converteu-se ao catolicismo e foi ordenado padre. Morreu a 2 de janeiro de 1878.

Sem comentários: