quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

«O Livro da Ciência»

Editora: Marcador
Data de publicação: 24/11/2016
N.º de páginas: 352

O Livro da Ciência, o terceiro volume da colecção ‘Grandes Ideias’ a ser publicado em Portugal (após O Livro da Psicologia e O Livro da Filosofia), apresenta de forma simples e acessível ao leitor comum, os principais conceitos e acontecimentos científicos que mudaram a história da humanidade, da Antiguidade à Era Moderna.
Escrito por um leque seleccionado de estudiosos das mais variadas áreas científicas, este álbum encadernado em capa dura, explica de forma simples e consiva alguns dos fenómenos que estão na origem de teorias como a que afirma que ‘Todas as coisas vivas são compostas por células’ (Robert Hooke) ou à do ‘Dualismo Eletroquímico’ (J. Jalob Berzelius).
Este livro apresenta também biografias e citações de grandes pensadores como Albert Einstein, Isaac Newton e Stephen Hawking, gráficos e linhas cronológicas com os principais acontecimentos de cada período e ilustrações dinâmicas e humorísticas que fazem o leitor não ficar entediado com o manancial de informação apresentada sobre cada tema.
Nas páginas d’O Livro da Ciência, um livro que leva o seu leitor ao exercício mental, poderão ser encontradas respostas para questões — algumas curiosas, outras complicadas, outras minuciosas — como: Por que é que o mar é salgado? A que distância de nós está o espaço? Por que razão a maçã cai sempre para baixo e nunca para o lado ou para cima? Quem inventou a tabela periódica? Como o universo pode ser infinito? Por que razão a Lua não cai? Por que razão nós somos feitos da matéria das estrelas?
Sem dúvida, este é um livro magistral sobre a história da ciência, que deve fazer parte da lista de leituras de todos os que se interessam pela história da ciência e uma obra que ficará bem posicionada em qualquer biblioteca pessoal.

O grande objetivo de toda a ciência é cobrir o maior número de factos empíricos por dedução lógica a partir do menor número de hipóteses ou axiomas. Albert Einstein

Sem comentários: