quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Novidades sobre Educação: «A Aluna que Bateu no Professor» e «A Nova Educação: O Professor que está a revolucionar a Escola»


A Aluna que Bateu no Professor
de Manuel Nunes

Texto sinóptico
A educação em Portugal foi levada durante mais de 40 anos a uma situação dramática. A posição dos professores foi posta em causa. E abriu‑se uma brecha para o impensável. Este é um livro em que a ficção se mistura com a realidade para contar aquilo que até parece mentira. Há alunos que batem nos professores? Sim. Perceber os quês e os porquês dessa realidade a que se chegou é imperativo. Mais ainda hoje em que há fortes razões para temer que a escola que aí vem seja uma exacerbação dessa «escola» que durante tanto tempo houve. Uma narrativa tocante que revela a realidade como só a ficção pode fazer.

«Sim, a bofetada da ex-aluna não foi, afinal, mais do que isso: uma simples bofetada, uma bofetada banal, uma bofetada normal. Ou, dito de outro modo, apenas mais uma bofetada normal inserida como um elo normal no encadeamento normal de bofetadas normais com que a normalidade social, fora e dentro da escola […], tem vindo, desde há muito tempo, a agredir e a ofender a dignidade do ser professor. — E a cadeia de bofetadas ainda vai continuar a crescer, a aumentar e a engrossar — disse num murmúrio triste, de olhos fechados, amolecendo-se no sofá. — Estamos ainda muito longe do fim…»
Do mesmo autor: A Professora, os Porcos e os Cisnes (Gradiva, 2012)


A Nova Educação
O Professor que está a revolucionar a Escola
de César Bona

Texto sinóptico
«Cada criança é um universo. Todas as crianças são extraordinárias e únicas e não basta encher-lhes a cabeça com dados, temos de lhes fornecer ferramentas e conhecimento, facilitar-lhes a tarefa com empatia, sensibilidade e resistência, para que elas possam sair fortalecidas de situações adversas. As crianças devemsaber que, se se propõem a algo e lutarem por isso, podem consegui-lo e que depende deles tornar o mundo um lugar melhor.»
César Bona, um dos cinquenta melhores professores do mundo, de acordo com o Global Teacher Prize, considerado o Prémio Nobel dos professores, deixa claro neste livro que ser professor não é acomodar os alunos ao currículo: todo o educador deve adaptar-se ao motor imparável e entusiasmado de uma criança.
Há que motivar, estimular a criatividade e incitar a curiosidade.

O distingue César Bona é a sua empatia, a sua capacidade de comunicar com os alunos e detectar o que lhes falta e como os pode motivar. Assim é conhecido em todas as escolas onde deu aulas. Desde uma turma de alunos de dez anos que não sabiam ler — na sua maioria de etnia cigana — até uma escola, numa zona rural, com seis alunos, metade dos quais não se falavam por quezílias familiares. Na primeira combateu o absentismo escolar, pondo os próprios alunos a dar as aulas, e o analfabetismo, com uma peça de teatro. Na segunda, fez um pequeno filme mudo com os alunos, escolhendo para protagonistas aqueles que não se falavam (esta experiência ganhou um prémio outorgado pelo Ministério da Educação de Espanha e o filme venceu um galardão num festival de cinema na Índia).

Sem comentários: