quinta-feira, 13 de abril de 2017

«Uma esperança mais forte do que o mar», um livro que aborda a situação dramática dos refugiados

A Porto Editora publica no próximo dia 20 uma obra essencial sobre uma das maiores tragédias dos nossos dias. O livro Uma Esperança Mais Forte do que o Mar é da autoria de Melissa Fleming, diretora de Comunicação e a porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Texto sinóptico
Uma Esperança Mais Forte do que o Mar é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam largos milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa, tentando escapar a uma guerra que destruiu o seu país. Esta é a história extraordinária de uma jovem corajosa e da sua luta pela sobrevivência.

«Melissa Fleming é a porta-voz mais competente que eu encontrei em 45 anos de vida política e profissional. Mas o que este livro demonstra vai muito para além disso. Ele revela não só o conhecimento profundo do tema dos refugiados em toda a sua complexidade, a inteligência das análises e o talento literário da autora, mas também uma extraordinária sensibilidade humana, um profundo empenhamento militante numa causa tão nobre e uma total solidariedade com os que sofrem, com os mais vulneráveis dos vulneráveis neste mundo cruel. Um livro admirável duma autora que o não é menos.»
António Guterres

«Um dos nossos maiores erros quando olhamos para a «crise dos refugiados» é pensar em multidões em marcha, numa massa informe, onde só se perceciona ruído e se teme uma «invasão». Tenho para mim que essa imagem perturba a verdadeira compreensão do que quer dizer a tragédia de cada uma desta pessoas. As massas apagam as pessoas. Tiram-lhes a alma. Na verdade, deveríamos ser capazes de parar em cada uma destas pessoas, sem desviar o olhar, nem acelerar o tempo. (…)
O extraordinário nesta obra de Melissa Fleming é ter captado esse ângulo essencial.»
Rui Marques (Plataforma de Apoio aos Refugiados)

Sem comentários: