quarta-feira, 28 de junho de 2017

Acaba de ser publicada obra sobre os apelidos portugueses

Carlos Bobone é um estudioso de longa data dos apelidos portugueses e autor de vários trabalhos de investigação nas áreas da História e da Genealogia. Nas Edições Dom Quixote acaba de sair Os Apelidos Portugueses - Um Panorama histórico, obra em que o autor, que também é alfarrabista e dono da Livraria Bizantina, «revela a ligação dos apelidos portugueses à emaranhada teia social e ideológica que sempre os envolveu.»

Texto sinóptico
O estudo dos apelidos é, antes de mais, matéria estreitamente ligada à história das famílias em geral e de cada família em particular. Saber como se formam e transmitem os apelidos, que importância se lhes atribuiu ao longo dos tempos, que esforços se fizeram para conservá-los ou para os manter fora do alcance de famílias estranhas a eles, é uma das primeiras preocupações de todo aquele que estuda a evolução da sociedade sob a perspectiva dos seus componentes elementares.

1 comentário:

macy disse...

Adoro esta temática! Livro debaixo de olho :D
Bolas, tenho andado tão arredada do teu blogue e venho sempre em "visita de médico", hoje tiro a barriga de misérias ehehehhe

Teresa Carvalho