sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Cultura Editora publica «Meditações», a única obra do imperador Marco Aurélio

«Enquanto imperador, sou importante em Roma; enquanto homem, sou igual a qualquer um no mundo.» Marco Aurélio
Sinopse
Meditações é a única obra de Marco Aurélio (Roma, 121 – Vindóbona 180) que chegou até nós. Composta por doze livros, em forma de máximas, apresenta reflexões marcadas pelo Estoicismo.
Marco Aurélio considerava-se um cidadão do mundo — ou melhor, do Universo. Para ele, a igualdade e a fraternidade entre os homens obrigavam a uma atenção constante aos atos sociais, a nunca censurar os deuses nem os seres humanos e a aceitar os acontecimentos como a expressão simples da lei do Universo.
Esta obra é o livro de um homem de ação, que procura a serenidade, indispensável à eficácia, mas também de um homem para o qual os atos humanos apenas possuem um valor profundo e duradouro se se enquadrarem na perspetiva do Todo do Universo e da comunidade de todos.
Muito mais do que uma compilação de pensamentos filosóficos, Meditações é um manual de comportamento perfeitamente atual, que apela à reflexão sobre como podemos melhorar o nosso modo de vida e o nosso relacionamento com os outros.

Outra novidade da Cultura Editora: O Homem que Plantava Árvores, de Jean Giono. Uma história inesquecível como O Principezinho de Saint-Exupéry e Siddhartha de Herman Hesse.

Sem comentários: