sexta-feira, 2 de março de 2018

«A Vida Secreta da Mente» é um dos livros que neste mês a Temas e Debates publica

Os quatro títulos seguintes são as apostas da Temas e Debates para o mês de Março.
A Vida Secreta da Mente, de Mariano Sigman
De onde provêm os nossos pensamentos? Como fazemos escolhas e porque confiamos nos nossos juízos? Conseguiremos manipular os nossos sonhos? Ao longo de 20 anos de carreira como investigador do cérebro humano, o Dr. Sigman desenvolveu uma notável visão interdisciplinar. Baseando-se em resultados da pesquisa da física, linguística, psicologia, educação, entre outros domínios, explica-nos porque têm menos tendência a sofrer de demência as pessoas que falam mais de uma língua; como um bebé consegue reconhecer com a vista objetos em que apenas tocou; e como o mesmo bebé, antes ainda de proferir a sua primeira palavra, tem um sentido inato do certo e do errado.

Cada Um É da Cor do Seu Coração, de Padre António Vieira
Uma seleção de textos representativos do pensamento do Padre António Vieira sobre a escravatura.

O Horror da Guerra, de Niall Ferguson
A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e esgotou os recursos da Europa. Nesta obra provocadora, Niall Ferguson pergunta: terá valido a pena tamanho sacrifício?

Portugal à Lei da Bala, de António Luís Marinho e Mário Carneiro
Ao longo do século XX, Portugal conheceu períodos de grande violência política, incluindo várias ações terroristas, onde se destacam o regicídio, em fevereiro de 1908, o assassinato do Presidente Sidónio Pais, em dezembro de 1918, e a denominada noite sangrenta, em outubro de 1921, que resultou na morte, entre outros, de um chefe do governo, António Granjo.
Somos mesmo um povo de brandos costumes?

Sem comentários: