quarta-feira, 14 de março de 2018

Novas publicações para os amantes de Filosofia e Ciência

Para quem interessa-se por Filosofia, está à venda desde o final de Fevereiro As Razões do Amor, um livro da autoria de Harry G. Frankfurt, professor emérito de Filosofia na Princeton University. Desde autor, a Editora Gradiva tem já publicados Sobre a Desigualdade (2016) e Sobre a Verdade (2017).

Pela Editorial Bizâncio, fica disponível a 19 deste mês a obra O Que Não Podemos Saber, de Markus du Sautoy, escritor, apresentador, colunista e professor de Matemática da Universidade de Oxford. What We Cannot Know (título original), o quarto livro do autor, leva-nos numa viagem aos limites do conhecimento.  

Em seguida, os respectivos textos sinópticos.
Será o amor moralmente relevante? Estará o amor acima da moral ou deverá a moral prevalecer sobre o amor? Que relação existe entre amor e razão? Será o amor irracional? Que relação existe entre o amor e o sentido da vida? Que relação há entre o amor que temos por algo e o seu valor? Será que algo adquire valor para nós porque o amamos ou, pelo contrário, amamo-lo porque tem valor para nós? Há diferentes tipos de amor? É necessariamente egoísta aquele que se ama a si próprio?
Estas são apenas algumas das questões que Frankfurt procura esclarecer neste livro e às quais procura dar respostas originais e fundamentadas, articulando de forma iluminante o amor, a moral, a razão e o sentido da vida. Diferentemente de outros filósofos que — de Platão a Espinosa e Schopenhauer — se debruçaram sobre a natureza e função do amor nas nossas vidas, Frankfurt oferece-nos uma perspectiva naturalista que destaca a importância central do amor na estrutura mais profunda da nossa psicologia moral. Assim, Frankfurt defende que a moral não é a nossa única fonte de normatividade, nem sequer a principal, cabendo essa função precisamente ao amor. E defende ainda que a forma mais pura de amor é o amor por si próprio. Como é seu timbre, Frankfurt volta a desafiar algumas das nossas ideias e crenças básicas, convidando-nos a pensar de forma mais clara e profunda.

O Universo é infinito?
Sabemos o que aconteceu antes do Big Bang?
No cérebro humano, onde se localiza a consciência?
Há partículas ainda por descobrir além do bosão de Higgs?
No mundo moderno a ciência impera: todas as semanas se anunciam novas descobertas científicas. Será que existem limites para o que podemos saber acerca do nosso Universo?
Nesta viagem aos confins do conhecimento, Marcus du Sautoy investiga o trabalho de pioneiros nas áreas da física quântica, da cosmologia e das neurociências, questionando relatos contraditórios e consultando os mais recentes dados.

Sem comentários: