quinta-feira, 10 de maio de 2018

Até ao final do mês são publicados «O Fim do Alzheimer» e «Morrer com Dignidade»

O Fim do Alzheimer
de Dale E. Bredesen
Sinopse
Todos conhecemos quem tenha sobrevivido ao cancro, mas não à doença de Alzheimer. O futuro é preocupante, pois milhares de pessoas que têm hoje 40 ou 50 anos apresentam já sinais sem o saberem, uma vez que o declínio da mente é lento e quase invisível. Felizmente existe agora uma esperança real para a reversão e cura da doença.
Não é através de medicação, mas através de um protocolo revolucionário, desenvolvido pela equipa do Dr. Dale Bredesen, presidente fundador do primeiro instituto do mundo dedicado exclusivamente ao estudo do envelhecimento. O Buck Institute fez uma descoberta extraordinária: a doença de Alzheimer é o resultado de três processos simultâneos: inflamação; carência de nutrientes, hormonas e outras moléculas de suporte do cérebro; exposição a substâncias tóxicas.
O Fim do Alzheimer descreve os 36 fatores metabólicos (como micronutrientes, níveis hormonais ou problemas de sono) que desencadeiam a perda de faculdades cognitivas. E apresenta um protocolo que vai reequilibrar todos esses fatores, introduzindo modificações práticas no estilo de vida dos pacientes: desde o consumo regular de vitamina B12 até à melhoria da higiene oral, passando pelo controlo do stress.
No livro encontrará tudo o que precisa de saber para avaliar o seu estado atual (ou de alguém que lhe seja próximo), e tudo o que deve fazer para ter uma mente sempre desperta - seja aos 40 anos, seja aos 80.


Morrer com Dignidade 
A decisão de cada um
de João Semedo (Org.)
Sinopse
Do Movimento Morrer com Dignidade, com testemunhos de: Aranda da Silva, Daniel Bessa, Edite Estrela, Francisco George, Francisco Louçã, Francisco Pinto Balsemão, Júlio Machado Vaz, Maria Filomena Mónica, Mário Nogueira, Rogério Alves e Rui Rio.
Discute-se no nosso país a despenalização da Morte Assistida, mas um aspeto é evidente: morre-se mal em Portugal. Em muitos casos, a morte é um processo solitário de violenta agonia e degradação física.
Neste livro, da autoria do movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade, e organizado pelo médico e político João Semedo, defende-se que cada pessoa deve poder assumir a opção que entender sobre os últimos momentos da sua vida: continuar a sofrer ou acabar com esse martírio. Seguindo-se este enquadramento profundamente democrático, ninguém é obrigado e ninguém é impedido, o único critério é a escolha de cada um.

Inclui:
- Prefácio de Gilberto Couto (médico) e posfácio de Lucília Galha (jornalista)
- 33 questões fundamentais sobre a morte assistida
- Depoimentos de personalidades destacadas da sociedade portuguesa
- Textos dos autores dos projetos de lei em debate no Parlamento: Maria Antónia Almeida Santos, deputada do PS; José Manuel Pureza, deputado do BE; André Silva, deputado do PAN; Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, deputados do PEV.
- Textos de juristas sobre a consagração da despenalização na lei portuguesa: Rafael Gonçalves, José Eduardo Martins
- Sugestões de leitura.

Os direitos de autor deste livro revertem por inteiro para a ONG Médicos do Mundo.

Sem comentários: