quinta-feira, 10 de maio de 2018

Nova edição de «Versos», de Amália Rodrigues

A 9.ª edição do livro Versos, de Amália Rodrigues, já encontra-se disponível nas livrarias e no site da editora Cotovia.

Sinopse
Amália Rodrigues sempre escreveu versos, e cedo se cantou a si própria. Porque disso nunca se vangloriou, poucos sabem que poemas belíssimos como Estranha forma de vida, Lágrima ou Grito são da sua autoria. Mas há muitos mais. Incitada pelo seu biógrafo e amigo Vítor Pavão dos Santos, Amália publicou todos esses poemas que nos estão no ouvido e também os inéditos.

«Amália soube, como ninguém tinha sabido antes dela, trazer a grande literatura ao fado e, com isso, dar-lhe uma dignidade diferente, com a ajuda insigne de Luís Vaz de Camões, de Pedro Homem de Mello, de Alexandre O´Neill, de David Mourão-Ferreira. Se isto já não é pouco, parece-me, ante a sua poesia, que podemos compreender melhor as motivações que a levaram a cometer tais desafios, já nos longínquos anos 60. E o que ela escreveu fala por si, pois captou destramente os processos da redondilha para neles projectar a sua personalidade e a sua vida.» Vasco Graça Moura

Sem comentários: