quarta-feira, 9 de maio de 2018

«Tenho de Saber», o tríler que cativou John Grisham e Patricia Cornwell

Estará nas livrarias a partir de 15 de Maio e promete ser um dos livros mais lidos do ano. Tenho de Saber é um romance que sai dos parâmetros habituais do tríler de espionagem, tendo como protagonista uma mulher. Foi Publicado no Reino Unido pelos mesmos editores de A Rapariga do Comboio (de Paula Hawkins) e A Viúva (de Fiona Barton). A história deste romance de Karen Cleveland, que em Portugal tem o selo da Editorial Planeta, será emitida nas salas de cinema pela mão da Universal Pictures, com Charlize Theron no papel de protagonista.
Segundo nota editorial, Tenho de Saber contém «espionagem, investigação, mentira, traição e segredos que proporcionarão ao leitor uma viagem inesquecível.»

«Pode haver dois ou três leitores por aí, que terminam o primeiro capítulo desta estreia magnífica e consigam pousar o livro por uma hora. Mas regressarão. E vão devorá-lo como o resto de nós, saltar o almoço, perder o sono, virar as páginas até o fim, onde ficamos à espera de mais.» John Grisham

«Karen Clevenlands é óptima… uma excitante nova voz no thriller» Patricia Cornwell

«Aviso: Se ler o primeiro capítulo, vai ler o segundo capítulo. Se ler o segundo capítulo não jantará, ficará a pé toda a noite, e sentir-se–á cansado no dia seguinte no trabalho. É este tipo de livro. Soberbo.» Lee Child

Texto sinóptico
Vivian Miller (Viv) é uma dedicada analista de contraespionagem que tem por missão descobrir os chefes das células de agentes «adormecidos» a operar nos Estados Unidos. Prestes a alcançar uma promoção de que muito necessita, criou um sistema para identificar os agentes russos que levam uma existência aparentemente normal à vista de toda a gente.
A vida de Viv parece perfeita. Tem um excelente trabalho na CIA e um marido amoroso, Matt. Na CIA cria algoritmos para identificar e desmantelar as organizações russas que se tentam infiltrar no país. Um dos algoritmos permite-lhe encontrar um homem de nome Yury, que a CIA acredita ser um manipulador. Através dele esperam encontrar os cinco agentes que controla. Viv entra no computador de Yury e, fica surpreendida por não encontrar documentos encriptados, como pensava e em vez disso encontra uma pasta de nome Amigos com grande facilidade.
Viv fica em êxtase, pensando que por fim encontrou os cinco agentes. Mas de súbito enquanto olha para as fotografias que a pasta contém, o coração cai-lhe aos pés quando vê uma fotografia do seu marido Matt. Decide interrogá-lo antes de reportar a descoberta à chefia, mas pensa que deve ser um erro a fotografia do marido naquela pasta. Quando o confronta, ele choca-a ao assumir que trabalha para a Rússia há vinte e dois anos.
Vivian jurou defender o seu país contra todos os inimigos, tanto externos como internos. Mas agora deparam-se-lhe escolhas impossíveis. Dilacerada entre a lealdade e a denúncia, a fidelidade e a traição, o amor e a suspeita, em quem poderá confiar?
Primeiros parágrafos
«De pé, à entrada do q uarto dos gémeos, fico a vê-los dormir, calmose i nocentes, através dos balaústres dos berços que me fazem lembrar asgrades de uma prisão.
A luz nocturna inunda o quarto com uma suave claridade alaranjada. O pequeno compartimento está atravancado de mobília, demasiada paraum espaço tão acanhado. Dois berços, um antigo, outro novo. Uma mesa para mudar fraldas, e montes delas ainda envoltas nas embalagens de plástico. A estante que eu e Matt montámos, já lá vai uma eternidade. As prateleiras vergam, sobrecarregadas com o peso dos livros que era capaz de reproduzir de cor aos dois mais velhos e que tinha prometido a mim mesma ler aos gémeos, se tivesse tempo para isso.»
Elogios da imprensa internacional
«Todos os ingredientes para ser um dos melhores thrillers do ano.» Entertainment Weekly

«Uma história imensamente gratificante com reviravoltas sinuosas… inventivo e convincente.» Daily Mail

«Para os que adoram a excitação de encontrar um livro que não conseguem parar de ler.» Booklist

«Fora de série.» Library Journal

COPYRIGHT Jessica Scharpf
Sobre a autora
Karen Cleveland trabalhou para a CIA como analista durante oito anos, os últimos seis ligados ao contraterrorismo. Possui mestrados do Trinity College, de Dublin, onde estudou como bolseira Fulbright, e da Universidade de Harvard. Vive no norte do estado da Virgínia com o marido e os dois filhos pequenos.
A experiência profissional da autora inspirou-a a escrever Tenho de Saber e documentou muito bem o livro pelos meandros da CIA e da sua forma de actuar.

Sem comentários: