quinta-feira, 5 de julho de 2018

Dois livros que vêm alertar para a dependência das novas tecnologias

Alice no país das sapatilhas
de Susana Tavares
Alice, 15 anos, é a miúda mais popular do colégio. Namora com o Mister Giraço do 12º ano e o seu blogue, «Alice no País das Sapatilhas», soma visitantes e seguidores. Like, like, like! O seu sonho de vida é ser uma Fashion Blogger, sempre atenta às últimas tendências.
Mas, a um mês de fazer 16 anos, o feed da sua vida muda radicalmente quando os pais decidem ir viver para Rolhas, uma pequena e remota aldeia de Trás-os-Montes onde nem sequer há Internet. What? OMG! Vários emojis de espanto!
E agora? Será possível sobreviver à adolescência sem redes sociais? E como é que ela, habituada a viver permanentemente online, vai traçar o seu caminho offline? Longe da cidade, dos centros comerciais, das amigas e do namorado… São demasiados dramas para uma janela de chat só!
Alice no País das Sapatilhas - Tirem-me deste filme é uma história divertida que acompanha as aventuras online e offline de uma adolescente dos dias de hoje, em que os dilemas próprios da idade passam pela existência (ou não) de Wi-Fi.

Excerto
«- Queremos reabilitar a antiga quinta dos avós e trans­formá-la em turismo rural. Eu sei que os avós iam gostar muito... E há meses que eu e o teu pai andamos a pensar no assunto.
- Parece-nos uma boa oportunidade de investimento. Já fizemos um estudo de mercado, há muita procura nesse tipo de alojamentos e a oferta, naquela zona, é bastante reduzida... Enfim, os números são favoráveis.
Se a conversa estivesse a decorrer numa janela de chat, era agora que eu largava uma série de emojis de choque e de surpresa, intercalados com um WTF????!!! em letras maiúsculas e com excesso de pontuação. Mas ali, à mesa e diante dos meus pais, só consigo abrir a boca e ficar em silêncio.
Turismo rural? Por alma de quem?!»


Como Largar o Telemóvel
Manual de Desintoxicação
de Catherine Price
O plano de 30 dias para recuperar a sua vida
O telefone é a primeira coisa em que pega de manhã e a última em que toca antes de dormir? Diz que quer gastar menos tempo com o telefone, mas não tem ideia de como fazê-lo? Se é este o seu caso, este livro é a solução. A premiada jornalista Catherine Price apresenta um plano prático para «acabar» — e depois fazer as pazes — com seu telefone.  Qual o objetivo? Um relacionamento de longo prazo, em que realmente se sinta bem.
Neste livro descobrirá como smartphones e aplicações são concebidos para nos viciar e aprenderá como o tempo que gastamos com eles prejudica nossa capacidade de concentração, de pensar e de formar novas memórias. Este precioso guia permitir-lhe-á fazer mudanças nas suas próprias configurações internas, de modo a retomar o controlo da sua vida

Excerto
«Telemóvel, és espantoso. Literalmente. Não só me permites viajar no tempo e no espaço como me fazes ficar acordada até às tantas da noite a olhar para o teu ecrã. Nem sei quantas vezes fomos para a cama os dois e tive de me beliscar para ver se estaria a sonhar...»

Elogios da imprensa
«... uma solução abrangente e passo-a-passo para gastar menos tempo com o seu telefone e mais tempo para fazer as coisas que gosta.» Booklist

Sem comentários: