sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Novos livros sobre Einstein e o Holocausto

São 3 propostas de leitura de não-ficção, que chegarão às livrarias nos próximos dias.
A Editorial Bizâncio lança Quando Albert se Tornou Einstein, de Christian Bracco, historiador da ciência, professor na Universidade de Nice Sophia-Antipolis e investigador da equipa de História da Astronomia do Departamento Syrte do Observatório de Paris. A partir de 25 de Setembro, à venda.
O Primeiro Inimigo de Hitler - A Luta de Konrad Heiden, é o novo título das Publicações a Ferro e Aço, que a 2 de Outubro dá entrada nas livrarias. Este livro é da autoria de Stefan Aust (n. 1946), editor dos jornais Welt e Welt am Sonntag, e durante muitos anos redator-chefe da revista de notícias Der Spiegel.
O romance-verídico da fuga de um dos mais execráveis símbolos da barbárie nazi, é o que nos apresenta a Editorial Planeta no livro O Desaparecimento de Josef Mengele, de Olivier Guez, que a 2 de Outubro estará à venda.


1905. Um certo Albert Einstein, de 26 anos de idade, perito no Gabinete de Patentes e Propriedade Intelectual de Berna, aparentemente à margem do meio universitário, publica num período de alguns meses cinco artigos científicos que põem em causa os fundamentos da Física.
O objectivo desta obra é situar os questionamentos científicos e as “falsas pistas” que levaram às descobertas científicas de 1905 no contexto dos anos de estudo e formação do jovem Einstein: de 1895, ano da sua primeira tentativa de ingresso na Escola Politécnica Federal de Zurique, com 16 anos, até 1901, imediatamente antes de desistir da sua primeira tese de doutoramento.


Ninguém conheceu Hitler como Konrad Heiden. Este jovem jornalista foi o primeiro cronista do Terceiro Reich. Observou de perto e escreveu diariamente sobre a ascensão de Hitler na década de 1920 em Munique. O que torna a sua visão tão especial, é que descreve a história enquanto ela está a acontecer e não a partir da retrospetiva dos que sabem como tudo terminou. Ele viu o que outros não queriam ver. Mais tarde, Heiden utilizou os seus conhecimentos sobre Hitler e o seu domínio para escrever livros, que são até hoje uma fonte incontornável para os historiadores.
Conheça a outra faceta de Hitler nesta biografia impressionante do homem que foi o inimigo de Hitler desde a primeira hora.


Odiado, procurado pela Mossad e pelo caçador de nazis Simon Wiesenthal, o lendário e tenebroso médico de Auschwitz, Josef Mengele, nunca foi julgado ou sequer encontrado.
Acabada a guerra e depois de matar e torturar mais de 400 mil homens, mulheres e crianças, o chamado Anjo da Morte refugia--se na América do Sul. A Argentina de Perón é acolhedora, o mundo inteiro quer esquecer os crimes nazis. Mas a caçada recomeça e o criminoso tem de fugir para o Paraguai, e depois para o Brasil. O penoso errar de esconderijo em esconderijo, roído pela angústia e pela paranóia, não conhecerá tréguas... até à sua misteriosa morte.
O Desaparecimento de Josef Mengele é um espantoso mergulho nas trevas. Antigos nazis, agentes da Mossad, mulheres cúpidas e ditadores de opereta evoluem num mundo corrompido pelo fanatismo, a realpolik, o dinheiro e a ambição.
Esta é a odisseia dantesca de Mengele na América do Sul.

Sem comentários: