segunda-feira, 17 de setembro de 2018

«Os Testamentos Traídos», de Milan Kundera, uma das novidades da LeYa

Os Testamentos Traídos, de Milan Kundera
Ensaio escrito como um romance, ao longo das nove partes de Os Testamentos Traídos desfilam e cruzam-se as mesmas personagens: Stravinski e Kafka acompanhados dos seus curiosos amigos, Ansermet e Brod; Hemingway com o seu biógrafo; Janacek com a sua pequena nação; Rabelais com os seus herdeiros, os grandes romancistas. Todos eles são evocados para discutir diversas questões intelectuais do século XX, relacionadas sobretudo com a música e a literatura, assim como os principais temas que preocupam o autor. Kundera é um defensor apaixonado dos direitos morais do artista e do respeito devido a uma obra de arte e aos desejos do seu criador. A traição de ambos - muitas vezes levada a cabo pelos seus defensores mais apaixonados - é uma das ideias-chave deste livro brilhante e original.


Eva, de Arturo Pérez-Reverte
Em 1937, enquanto a Guerra Civil segue o seu trágico caminho, uma nova missão leva Lorenzo Falcó até Tânger, turbulenta encruzilhada de espiões, tráficos ilícitos e conspirações internacionais. O seu objetivo? Conseguir que o capitão de um navio carregado com ouro do Banco de Espanha mude de bandeira. Espiões nacionalistas, republicanos e soviéticos, homens e mulheres defrontam-se numa guerra obscura e suja, à qual acabarão por regressar perigosos fantasmas do passado. Entre eles, Eva. Agente soviética, mulher perigosa, desafio irresistível para Falcó... Após o êxito internacional de Falcó, realidade e ficção voltam a cruzar- se de forma magistral sob a pena talentosa de Arturo Pérez-Reverte, num livro onde, mais uma vez, não faltam aventuras, crime, e paixão...


Compro Bitcoin, de Philippe Herlin
O percurso da bitcoin não para de evoluir. Assistimos à emergência de uma nova tecnologia que está prestes a mudar, profundamente, a nossa economia. A bitcoin pode, sem dúvida, melhorar a rentabilidade das nossas poupanças, mas também vai modificar, ou perturbar, o nosso universo profissional e a forma como fazemos negócios. É, por isso, importante compreender o funcionamento da bitcoin e da blockchain, enumerar as suas controvérsias e saber quais são as primeiras aplicações concretas. Assistimos a uma aventura monetária e tecnológica inédita, vamos tentar aproveitá-la.

Nasce um Herói, de Jin Yong
No ano 1205, a China é um império à beira do colapso. A população, enfraquecida pela invasão da dinastia Jurchen Jin, é protegida apenas por guerreiros solitários. Guo Jing ainda não tinha nascido quando perdeu o pai às mãos do exército Jin. A mãe, grávida, conseguiu fugir para a Mongólia. É aí, no Reino do Meio, que Guo cresce entre os guerreiros nómadas de Genghis Khan. Este não era, porém, o destino que estava traçado para ele. E há quem não esqueça os desígnios do passado e jure tudo fazer para o encontrar. Pois nas origens de Guo inscreve-se a história de dois homens heroicos cuja amizade perdurará para além da morte e ecoará tragicamente nos destinos dos seus dois filhos.
Rodeado por heróis e vilões - Ke Zhen'e, um guerreiro cego; Lótus Huang, uma jovem lutadora disfarçada de rapaz; ou o temível casal composto por Dois Ventos Fétidos - Guo não imagina que o seu futuro está apenas a começar. Nasce um Herói é uma celebração da arte de contar histórias. Jin Yong aborda temas intemporais e universais - o Bem e o Mal, amor e sacrifício, honra e engano - e apresenta-nos um herói em cujo caminho se encontra a salvação do mundo.

O Sol e as Suas Flores, de Rupi Kaur
o sol e as suas flores é uma
coletânea de poesia sobre
a dor
autoabandono
honrar as raízes
o amor
emancipação
está dividido em cinco capítulos
murchar. cair. criar raízes. crescer. Florir

«Rupi Kaur reinventou a poesia... é inegável que tem a capacidade poética de articular emoções com as quais os leitores se confrontam.»
The Economist

«Rupi Kaur é a rainha da nova vaga da poesia.
The Wall Street Journal

Sem comentários: