domingo, 21 de outubro de 2018

Novo livro de Sónia Louro tem Eça de Queiroz como figura central

A 9 de Novembro a Saída de Emergência faz chegar a todas as livrarias o novo livro da escritora Sónia Louro. Eça de Queiroz segundo Fradique Mendes é o título do livro que sucede a Eusébio - O Romance (2016) e Fernando Pessoa - O Romance (2014).

Sinopse
«Eu não tenho história, sou como a República do vale de Andorra», disse certo dia Eça de Queiroz. Mas nada poderia ser mais falso. Eça é uma das figuras mais fascinantes das letras portuguesas. Os seus pais ainda não haviam casado quando, em 1845, nasce na Póvoa de Varzim. Essa indiscrição levou a que tenha sido criado longe dos progenitores, abrindo-lhe um vazio no coração que o acompanhou toda a vida. Em Coimbra faz os estudos e em Lisboa inicia-se numa vida boémia, cruzando-se com figuras incontornáveis do seu tempo como Antero de Quental, Ramalho Ortigão ou Guerra Junqueiro.
Descontente com o Direito, faz uma longa e fascinante viagem pelo Oriente, e quando regressa decide enveredar pela carreira consular. Tendo sido cônsul em Havana, Inglaterra e Paris, foi acumulando dívidas embaraçosas, amigos fiéis, inimigos implacáveis e obras-primas que revolucionaram as letras portuguesas.
É esse Eça de Queiroz, homem de contrastes, mistérios e talento único, que Sónia Louro descobre e nos revela neste romance fascinante e rigoroso.

«Um título que vem enriquecer a bibliografia queiroziana e que lemos com muita curiosidade e proveito.»
A. Campos Matos

4 comentários:

Jorge Martins disse...

Parece ser deveras interessante...

João Mira disse...

Gosto particularmente da capa

Angelina Violante disse...

Eu li O Consul Desobediente, desta autora e gostei muito, vou ter de ler este, pois adoro Eça.

BelaLinha disse...

Desconhecia esta autora, mas vou já saber mais dela!