quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O livro que Hitler escreveu após «Mein Kampf»

As Publicações a Ferro e Aço acabam de publicar O Segundo Livro de Hitler - A Sequela Inédita de Mein Kampf, de Adolf Hitler. Esta obra tem coordenação e edição de Gerhard L. Weinberg, diplomata teuto-americano e historiador militar, conhecido por seus estudos na história da Segunda Guerra Mundial.
Referir que o livro foi pirateado, mal traduzido em inglês e extraoficialmente publicado como Hitler's Secret Book, em 1962. Em 2003 foi relançado oficialmente pela Enigma Books com o título Hitler's Second Book, numa tradução a cargo de Gerhard Weinberg.

Texto de apresentação
“Até 1958, o documento que se tornou conhecido como O Segundo Livro de Hitler, permaneceu escondido entre os arquivos de registos Alemães capturados em Alexandria, na Virginia, onde os localizei. Hitler ditou o texto em 1928, mas nunca o publicou...”

Existe quem ainda imagine que Hitler esperava reverter as perdas em que a Alemanha incorreu através do Tratado de Paz de Versalhes, em 1919. Tal como ele declarou constantemente nos seus discursos, e tal como explica detalhadamente nesta obra, isso era a última coisa que a Alemanha precisava. Do seu ponto de vista, a procura por esta reversão por parte de outros políticos Alemães, apenas revelava o quão ineptos estes eram. Um governo Nacional-Socialista nunca teria seguido essa rota: teria travado guerras em troca de centenas de milhares de quilómetros quadrados de terra, não pelos pequenos fragmentos que a Alemanha perdeu em 1919, o que nunca teria sido suficiente para os Alemães se alimentarem, a partir da sua própria terra. E, se a Alemanha estava obviamente prestes a dominar o globo, tal como aponta nesta obra, o desfecho de cada guerra que iria liderar em busca de massiva terra adicional, serviria apenas como base para o conflito seguinte.

Sem comentários: