sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Um ensaio de Umberto Eco entre as novas publicações da Gradiva

A Inquisição de Lisboa (1537-1579), de Daniel Norte Giebels
Muitas páginas foram escritas sobre o impacto da actividade da Inquisição portuguesa. Poucas, porém, revelam o interior dos seus tribunais distritais, sendo o de Lisboa aquele que, até à publicação desta obra, menos se conhecia e, no entanto, mais importava conhecer, considerando a precedência e centralidade que assumiu durante o processo de estabelecimento da Inquisição em Portugal.
Este é o primeiro estudo monográfico sobre a Inquisição de Lisboa.

Aos Ombros de Gigantes, de Umberto Eco
Para os leitores de Umberto Eco, esta livro representa um evento festivo. Longe das salas de aula, dos congressos académicos e das cerimónias honorárias, Eco escreveu estes textos para gáudio dos assistentes do festival Milanesiana, que ali acorriam sempre em grande número a escutá-lo.
Estes textos seguem os temas anuais do festival e cobrem um repertório que vai da filosofia à literatura e aos meios de comunicação.

Como Surgiu o Universo, de Peter Atkins
A maravilhosa complexidade do Universo emerge de um conjunto de leis fundamentais e meia dúzia de constantes fundamentais que fixam a sua forma, escala e destino. O mundo tem uma estrutura profunda que, ao mesmo tempo, é simples, elegante e bela. De onde vieram essas leis e essas constantes? E porque é que as leis, escritas em linguagem matemática, são tão férteis?
Do mesmo autor de O Dedo de Galileu (2007).

As Grandes Questões da Filosofia, de Simon Blackburn
Simon Blackburn, um dos mais respeitados filósofos da sua geração, apresenta neste livro único uma síntese de um trabalho reflexivo de décadas, exclusivamente sobre as grandes
questões da filosofia. É uma perspectiva de quem olha para a floresta e vê os padrões mais importantes, sem se perder no labirinto dos pormenores. O que somos nós, seres humanos?
Almas de outro mundo num corpo humano, demasiado humano, ou organismos biológicos? Seremos realmente livres, ou apenas nos parece que o somos? Como viver da melhor maneira, e como organizar a vida política?
Do mesmo autor de Dicionário de Filosofia (1997) e Pense (2001).

1 comentário:

Manuel F. disse...

Não conhecia o livro de Umberto Eco.