terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Em Fevereiro são lançados «Talento Rebelde» e «Para que serve a filosofia?», ambos com o selo da Temas e Debates

A Temas e Debates escolheu o dia 15 de Fevereiro para fazer chegar aos leitores portugueses que interessam-se por gestão, psicologia e filosofia dois livros de autoras premiadas e reputadas internacionalmente.
Talento Rebelde, de Francesca Ginoda, investigadora, consultora e professora da Harvard Business School, é uma obra onde a autora defende que o futuro pertence a quem não tem medo de arriscar. Segundo ela, vale a pena quebrar as regras no trabalho e na vida.
Para Susan Cain, autora do sucesso de vendas Silêncio, em Sidetracked (título original) a autora «demonstra o verdadeiro poder do rebelde. A rebeldia, tal como ela a define, não consiste apenas em quebrar regras – é permitir que o nosso melhor lado e os nossos talentos se revelem em todas as facetas da nossa atividade profissional e pessoal.»

Francesca Gino, professora da Harvard Business School, mostra-nos porque é que os mais bem-sucedidos infringem as regras, e como a rebeldia traz alegria e significado à nossa vida.
Os rebeldes têm má reputação. Vemo-los como fonte de conflitos, como gente que gosta de contrariar. Na realidade, porém, os rebeldes mudam o mundo para melhor com a sua perspetiva não-convencional. Em vez de se agarrarem ao que é seguro e conhecido, os rebeldes desafiam o status quo. São mestres da inovação e da reinvenção, e têm muito a ensinar-nos. Francesca Gino passou mais de uma década a estudar rebeldes em organizações de todo o mundo, das boutiques de luxo da capital da moda italiana ao melhor restaurante a nível mundial, de uma cadeia de restaurantes de refeições rápidas em ascensão a um estúdio de filmes de animação multipremiado. Nesta investigação, identificou líderes e funcionários que personificam o «talento rebelde» e cujo exemplo podemos aprender a seguir.
A autora defende que o futuro pertence aos rebeldes - e que existe um rebelde em cada um de nós. Vivemos tempos turbulentos, em que a competição é feroz, num mundo que nunca esteve tão dividido. Neste ambiente agressivo, cultivar o talento rebelde é o que permite às empresas evoluir e prosperar. E a rebeldia tem um bónus que se estende para além do local de trabalho: conduz a uma vida mais intensa, comprometida e gratificante. Deseja motivar uma equipa, desenvolver um negócio ou construir relacionamentos mais significativos? Este livro mostra como ter êxito - quebrando todas as regras.



De uma filósofa britânica, falecida em Outubro passado, Mary Midgley (1919-2018), figura cimeira da filosofia da moral do século XX, conhecida pelo seu trabalho nos campos da ciência, ética e direitos dos animais, chega-nos Para que serve a filosofia?

Porque devemos interessar-nos por filosofia? Será a filosofia um estudo pormenorizado como a metalurgia? Ou será parecida com a história, a literatura ou a religião: um saber que visa o bem pessoal e exerce influência na nossa vida?
Mary Midgley, uma das mais importantes filósofas do século XX, procura uma resposta para estas questões importantes naquela que é a exposição mais completa das múltiplas formas assumidas pelas ansiedades e confusões intelectuais presentes e da maneira como podemos lidar com elas. Dela resulta uma defesa firme, mas não sectária, da filosofia e da vida da mente.
Esta defesa é posicionada sabiamente no contexto dos debates contemporâneos sobre ciência, religião e filosofia. Confrontados com a vertiginosa evolução científica e tecnológica, podemos interrogar-nos se continuamos a precisar da filosofia para nos ajudar a refletir nas grandes questões do significado, conhecimento e valor? A resposta é: a filosofia continua a ser absolutamente necessária.

Sem comentários: