terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O livro que deu origem ao filme «Maria, Rainha dos Escoceses»

Para quem gosta de ver filmes baseados em livros, a Editorial Planeta tem uma boa sugestão. Maria, Rainha dos Escoceses, de John Guy, é o livro que inspirou o filme homónimo protagonizado por Margot Robbie como Isabel I e Saoirse Ronan como Maria, rainha da Escócia.
Esta é uma biografia (com 608 páginas) soberba com uma narrativa extraordinária. A reinterpretação que faltava da vida de Maria, rainha dos escoceses, por um dos grandes historiadores dos nossos dias.

Sinopse
Rainha desde os doze dias e vivendo na corte francesa desde os cinco anos, Maria Stuart tinha dezasseis quando se tornou rainha de França, dezassete quando ficou viúva; e dezoito quando voltou à Escócia para desempenhar o seu papel de rainha numa terra conturbada.
Fugindo às ideias preconcebidas sobre esta personagem, o autor através de um estudo minucioso retrata uma rainha astuta e consciente, que regressa à sua Escócia natal para reclamar o trono, sob o domínio da prima Isabel I de Inglaterra.
Maria, Rainha dos Escoceses, que nos é dada a conhecer ultrapassa a imagem de uma de mulher guerreira, perseguindo os inimigos com um elmo e espada em riste, mas de alguém que possuía uma grande habilidade política e inteligência, num mundo essencialmente masculino. Aos vinte e cinco anos ficou prisioneira de Isabel de quem só se libertaria se morresse.
A vida de Maria Stuart é um drama e um conflito inigualáveis.

Sem comentários: