quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Novas obras infanto-juvenis que vão estar disponíveis em Março

A Escavadora e a Flor, de Joseph Kuefler
As máquinas, que constroem estradas e casas, vão também destruindo tudo por onde passam na sua empreitada. Numa pausa do trabalho, a escavadora repara numa pequena e bela flor azul e resolve cuidar dela.
Porém, o espaço da sua pequena flor não seria poupado. A escavadora não conseguiu salvar a sua pequena flor azul. Todavia, ao aproximar-se dela reparou numas sementes...
Com notáveis contrastes de cor, A Escavadora e a Flor é uma história que nos toca pela sua beleza. Uma história sobre o respeito, a empatia, o amor, a coragem e, principalmente, com uma poderosa mensagem sobre o ambiente e o conflito de coexistência entre a civilização e a natureza.


O Duende Que Caiu da Lua, de Rita Mira e Carla Nazareth
«O Tomás é um rapaz curioso, destemido e fascinado pelo espaço, cujo maior sonho é ser astronauta. Quando, certa noite, o duende Katan lhe entra pela janela do quarto, fica espantado com a sua história e decide de imediato ajudá-lo. Porém, cedo percebe que não é nada fácil levar o duende de volta a casa que fica... na Lua!
Será que o Tomás vai conseguir que o Katan regresse para junto da família?
A imaginação, a determinação e a amizade do Tomás serão postas à prova numa missão com um final pouco provável. Mas ele agora já sabe que as coisas improváveis podem acontecer.


Cornelius, de Leo Lionni
Depois de saírem dos ovos, os pequenos crocodilos rastejaram até à praia fluvial. Mas Cornelius foi a caminhar de pé. Á medida que ficava mais alto e mais forte, ia deixando de andar sobre quatro patas. Ele via coisas que nenhum outro crocodilo vira antes…
Ao contrário dos outros crocodilos, Cornelius caminha de pé, vê e faz coisas que nenhum deles consegue. Mas eles, invejosos, não ficam minimamente interessados, respondendo-lhe, inclusivamente, com um enfastiado «E então?». Zangado, Cornelius decide partir, empreendendo uma pequena viagem onde descobrirá que, querendo aprender, consegue fazer ainda muitas outras coisas mais…


Depois, de Morris Gleitzman
«Depois de os nazis levarem os meus pais, fiquei com medo. Depois de matarem a minha melhor amiga, fiquei com raiva. Depois de estragarem o meu aniversário, decidi chegar à floresta, unir forças com o Gabriek e a Yuli, derrotar os nazis.»
Estamos em 1945 e Felix, um rapaz judeu de 13 anos, vive há dois anos escondido na quinta do seu amigo Gabriek. Até ao dia em que esta é incendiada. Fogem então para a floresta e juntam-se aos resistentes, um grupo armado que luta contra os nazis.
É ali que Felix conhece Yuli, uma jovem determinada e corajosa, com quem faz amizade, e torna-se assistente do doutor Zajak, um cirurgião experiente.
De repente, por todo o lado surgem sinais de que a guerra terminou. Volta a ser tempo de partir. Os acontecimentos precipitam-se e os reencontros sucedem-se. Felix vai ter de optar entre vingar os mortos que amou ou ajudar os vivos que vai conhecendo.
Neste livro emocionante, o medo, a esperança e a solidariedade convivem em igual medida.
Ninguém está preparado para o final comovente e inesperado, e ninguém esquecerá a história incrível de Felix.

Do mesmo autor: Um Dia e A Seguir.


A Lagartinha Muito Comilona - O meu livro pop-up, de Eric Carle
À luz da lua, um pequenino ovo descansava numa folha.
Num domingo de manhã o sol quente chegou e ploc!...,
de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada...
Esta edição pop-up de A lagartinha muito comilona celebra o 50.º aniversário de publicação deste grande clássico contemporâneo para crianças do mundialmente célebre autor e ilustrador Eric Carle. As imagens da lagartinha, que, no final, se transforma numa leve e colorida borboleta, ganham agora vida a cada página, através de esculturas tridimensionais em papel e elementos móveis. O formato pop-up estimula ludicamente a apreensão de informação, torna a leitura ainda mais prazerosa, ao mesmo tempo que facilita a aprendizagem.
Datada de 1969, esta obra mantém ainda toda a sua frescura e atualidade, sendo uma das histórias mais emblemáticas de Eric Carle. Traduzida em mais de 65 línguas e vendida a mais de 46 milhões de pessoas por todo o mundo, a sua edição em português, em 2007, pela Kalandraka, representou um marco no panorama editorial nacional.
O ciclo vital de uma lagarta, desde que nasce até à sua saída do casulo e transformação em borboleta, é o fio condutor desta narrativa. Seguindo-o, os leitores vão percorrer os dias da semana e os números, ao mesmo tempo que se apercebem de um amplo sortido de frutas e de outros manjares deliciosos. Neste formato pop-up, o design inovador torna-se numa experiência física. Graças à sua arquitetura tridimensional, pode-se tocar, segurar e até mexer nesta história.
A natureza – e neste caso o seu curso, que faz com que a pequena lagarta cresça consideravelmente até ao momento em que constrói o seu casulo e se dá, posteriormente, a respetiva metamorfose – é um elemento de referência constante na obra de Eric Carle. Através dele, introduz conceitos úteis para que as crianças aprendam a mover-se no mundo que as rodeia. Tudo isto com suporte na sua habitual e inequívoca técnica da colagem, à base de papéis pintados à mão, que depois transforma em imagens cheias de cor.

Do mesmo autor: O Senhor Cavalo-Marinho e Amigos

Sem comentários: