segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Novidade Casa das Letras: «Os Rapazes na Gruta»


Os Rapazes na Gruta

Toda a história do resgate dos 12 membros e o treinador da equipa de futebol tailandesa Wild Boars, e dos heróis que os salvaram.

No dia 23 de junho de 2018, doze jovens elementos da equipa de futebol tailandesa Wild Boars e o seu treinador, de 24 anos, desapareceram na gruta Tham Luang, no Norte da Tailândia. Encurralados por causa das chuvas das monções, os rapazes sobreviveram na escuridão durante 10 dias, até serem encontrados por dois mergulhadores britânicos que atravessaram 1,5 quilómetros de túneis apertados e submersos pela água. Milhões de pessoas em todo o mundo seguiram, com expetativa, a missão dos socorristas internacionais de elite, que lutavam contra o tempo, arriscando a própria vida, para evacuar os rapazes.
O correspondente-chefe da ABC News, Matt Gutman, revela os bastidores secretos desta notável missão de resgate que uniu o mundo com um sentimento de esperança. Jornalista veterano, que acompanhou esta história no local, Gutman descreve a viagem inicial dos rapazes para a gruta, a busca furiosa para encontrar a equipa, os quase afogamentos nos túneis, a morte trágica de um navy seal tailandês e a missão de resgate que salvou os rapazes e o treinador.
Através de dezenas de entrevistas, examina a missão sem precedentes, que exigiu métodos arriscados, nunca testados antes - a única hipótese que os rapazes tinham de sobreviver. Dos socorristas civis, australianos e britânicos, à equipa de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA, são revelados todos os heróis desconhecidos que, trabalhando em conjunto naquela que foi uma demonstração rara de cooperação internacional, convergiram para a gruta, no «Triângulo Dourado» da Tailândia, para levarem a cabo uma das mais audazes missões de resgate alguma vez tentada. Gutman também retrata a forma como os rapazes viveram na gruta tantos dias, apoiando-se na sua inteligência e na amizade entre os membros da equipa e com o treinador, de forma a garantir a sua sobrevivência.
Uma história com um final feliz, nunca contada, sobre o trabalho de equipa, a coragem e a esperança que desafia todas as improbabilidades.

Sem comentários: