terça-feira, 26 de março de 2019

Em Abril saem três novos ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Com o selo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, serão lançados em Abril, pertencentes à colecção Ensaios da Fundação, três novos títulos ensaísticos.
De Nuno Sampaio, politólogo, professor e investigador do IEP da Universidade Católica Portuguesa, e assessor para os assuntos políticos da Casa Civil do Presidente da República, sairá Eleições na União Europeia, um ensaio que «reflete sobre a viabilidade de um equilíbrio entre representatividade e governabilidade no Parlamento Europeu, procurando esclarecer a natureza das eleições europeias e o papel que desempenham, quer no quadro das instituições europeias, quer no mapa político da Europa.»


No ensaio de António Tavares intitulado Administração pública portuguesa, «abre-se a caixa negra da administração do Estado, explorando quatro grandes temas: gestão e avaliação do desempenho; vínculos, carreiras e remunerações; qualificação e formação do pessoal; liderança e direcção. Procura-se os desejáveis suportes para uma administração pública democrática, orientada para o serviço público, através do controlo dos resultados dos serviços prestados.»


Religião na sociedade portuguesa é o título n.º 93 da colecção, e é da autoria do doutorado em Antropologia pelo ISCTE‑IUL e professor associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa Alfredo Teixeira. Neste livro são dadas respostas a perguntas como: Como se caracterizam as identidades religiosas em Portugal? O que persistiu e o que mudou com as alterações das formas tradicionais de vivência crente e a emergência de novas paisagens religiosas?

Conhece toda a colecção de ensaios e outros projectos da Fundação em www.ffms.pt

Sem comentários: