quarta-feira, 13 de março de 2019

Guimarães Editores compila num só volume vários ensaios do filósofo alemão Gottlob Frege

Friedrich Ludwig Gottlob Frege (1848-1925) foi um matemático, lógico e filósofo alemão. Trabalhando na fronteira entre a filosofia e a matemática, Frege foi um os principais criadores da lógica matemática moderna. Deste autor, acaba de ser publicado em Portugal, com tradução de António Zilhão (Professor Associado com Agregação de Lógica e Filosofia no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa), e com a chancela da Guimarães Editores, o livro Cinco Ensaios Lógico-Filosóficos.
Sinopse
Dos cinco ensaios apresentados neste livro, os três primeiros - Funktion und Begriff (Função e Conceito), de 1891, Über Sinn und Bedeutung (Sobre Sentido e Denotação), de 1892, e Über Begriff und Gegenstand (Sobre Conceito e Objeto), também de 1892 - foram publicados por Frege, quase de rajada, no período mais criativo da sua vida lógico-filosófica, isto é, o período que mediou entre a publicação daquelas que são habitualmente consideradas como as suas duas grandes obras de maturidade - Os Fundamentos da Aritmética (1884) e o primeiro volume das Grundgesetze der Arithmetik (Leis Fundamentais da Aritmética) (1893).
Os dois outros ensaios foram publicados em data posterior a 1893. Trata-se de um ensaio de 1895, Kritische Beleuchtung einiger Punkte in Ernst Schröders Vorlesungen über die Algebra der Logik (Elucidação Crítica de Alguns Pontos nas Lições sobre a Álgebra da Lógica de Ernst Schröder), e de um ensaio de 1904, Was ist eine Funktion? (O que é uma Função?).

Sem comentários: