domingo, 10 de março de 2019

Livros que vão chegar às livrarias em Março

Um romance histórico no 500.º aniversário da morte de Leonardo Da Vinci, reedição de um dos livros mais inspiradores de Mitch Albom e um ensaio sobre o ciúme de Augusto Cury: estas são algumas novidades literárias preparadas para saírem este mês.

Para quem não sabe que livro ler, destacamos 15 livros, de 15 editoras, que estão prestes a chegar aos escaparates livreiros.
‘A Vida Escondida Entre os Livros’ (Topseller) é um livro perfeito para bibliófilos e segundo o texto sinóptico, é “um romance que deixa à mostra a alma das livrarias e a paixão dos livreiros”.
O livro vencedor do Prémio Internacional Man Booker 2018, ‘Viagens’, da polaca Olga Tokarczuk, é a grande aposta da Cavalo de Ferro para este mês.
No dia 6, dois romances e um livro de não-ficção dão entrada nas livrarias. Da autora australiana Liane Moriarty, cujos livros podem ser encontrados em 55 países, chega a Portugal ‘Três Desejos’ (Editorial Presença). ‘A Biblioteca Secreta de Leonardo’ é um tríler que tem como protagonista Leonardo da Vinci, e é dado à estampa pela Marcador, no ano em que é assinalado cinco séculos desde que morreu. O fado é hoje visto por muitos como a “canção nacional”, mas nem sempre assim foi. Quem o diz é o autor de ‘As Guerras do Fado’ (Guerra e Paz), livro que conta a história do Fado desde o século XIX até à actualidade.
No sétimo dia de Março, a Editora Livros do Brasil publica um dos mais famosos clássicos policiais de língua francesa: ‘O Mistério do Quarto Amarelo’, de Gaston Leroux (autor do notável romance ‘O Fantasma da Ópera’).
“A pessoa que sente ciúme abandonou-se a si própria, e por isso procura no outro aquilo que não é capaz de dar a si mesma.” Esta é uma das reflexões que se pode ler no novo livro do psiquiatra brasileiro Augusto Cury.
Ainda durante a primeira quinzena de Março, ficarão disponíveis uma versão condensada de ‘Oliver Twist’ (Saída de Emergência), ‘A Proteção dos Menores na Igreja’ (Paulus Editora) — livro que recolhe as intervenções oficiais durante o Encontro sobre a protecção dos menores na Igreja, que recentemente teve lugar no Vaticano —, pela Editora Pergaminho é lançado ‘A Arte Sueca de Deixar a Vida em Ordem’, para os aprumados e fãs de Marie Kondo, e o segundo volume de uma das narrativas mais ambiciosas de Haruki Murakami, ‘A Morte do Comendador’ (Casa das Letras).
No Dia do Pai, pelas Edições Dom Quixote aterra nas livrarias ‘As Regras da Cortesia’, uma nostálgica revisitação da eufórica Nova Iorque dos anos 30; com o selo das Edições Asa chega aos leitores portugueses uma nova edição do romance inspirador e intemporal ‘As Cinco Pessoas que Encontramos no Céu’, do escritor americano Mitch Albom; e um novo romance de João Tordo fica à venda, numa edição a cargo da Companhia das Letras.
Para os mais leitores mais pequenos, a Kalandraka lança uma edição pop-up de ‘A Lagartinha Muito Comilona’, no ano em que se celebra o 50.º aniversário de publicação deste grande clássico contemporâneo para crianças do célebre autor e ilustrador Eric Carle.
(Texto publicado no Diário de Notícias da Madeira, em 10/03/2019)

Sem comentários: