sexta-feira, 22 de março de 2019

Os mais recentes livros publicados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos

Arquive-se: uma viagem pelos arquivos nacionais, de Rita Almeida de Carvalho
Numa abordagem crítica, a autora deste livro parte da análise de casos e circunstâncias, do testemunho próprio e de colegas historiadores e arquivistas, para radiografar a gestão do património arquivístico nacional. Diz-nos que nem tudo está bem, e explica porquê.

Sabia que...
Um tratamento adequado da documentação arquivada pela administração pública, preservando apenas a que tem valor probatório ou histórico, resultaria numa poupança de 5 milhões de euros só em instalações?

A autora
Rita Almeida de Carvalho é doutorada em História Contemporânea e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Trabalha sobre o Estado Novo e actualmente estuda a associação entre arquitectura e política, procurando analogias e conexões entre o salazarismo e outras ditaduras de entre-guerras. Paralelamente, tem-se dedicado à arquivística e é responsável pelo Arquivo de História Social do ICS-UL.

O efeito Marcelo, de Rita Figueiras
Uma vez trouxe um leitão para o estúdio. Noutra, foi uma torta gigante e o respectivo pasteleiro. Com um discurso pedagógico e simples e dotes de 'entertainer', Marcelo Rebelo de Sousa democratizou o acesso à opinião esclarecida e massificou um produto de nicho. A sua aparição dominical na TV tornou-se a medida-padrão do comentário televisivo. Ainda hoje, nenhum comentador escapa à comparação, nenhum media ou político ignora a força do formato.
Mas quem são os sucessores do "Professor"? Como encaram a sua função e que temas privilegiam? Por que motivo tão poucos são mulheres? Que espaços têm à disposição? Com que distribuição partidária? Este livro analisa a evolução do comentário político na televisão portuguesa. Que é como quem diz, o "efeito Marcelo".
A autora
É doutorada em Ciências da Comunicação e professora associada da Universidade Católica Portuguesa, onde lecciona na licenciatura, no mestrado e no doutoramento em Comunicação. O seu trabalho centra-se na relação entre os media e o poder, desenvolvendo investigação nas áreas de comunicação política, economia política dos media e jornalismo político. Tem uma vasta obra sobre o comentário e os comentadores.



Inteligência artificial, de Arlindo Oliveira
Somos a espécie animal mais inteligente que se conhece, produto de uma extraordinária evolução biológica com milhares de milhões de anos. Daí que não seja de estranhar que hoje queiramos ultrapassar os nossos próprios limites, criando sistemas que reproduzam comportamentos inteligentes de forma artificial. Em que ponto estamos nesta aventura?
Será que algum dia esses sistemas irão superar a inteligência dos seus criadores? Devemos temê-los? Que papel podem desempenhar na evolução futura da espécie humana e na conquista do espaço?
Este ensaio descreve, de forma acessível, o que é a inteligência artificial e a sua relação com a inteligência humana, assim como possíveis aplicações e implicações societais e económicas. Inclui uma perspectiva histórica e uma análise da situação actual da tecnologia. Reflecte sobre as possíveis consequências do desenvolvimento da inteligência artificial e convida-nos a projectarmos a nossa inteligência no futuro.
O autor
Arlindo Oliveira estudou no Instituto Superior Técnico (IST) e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Foi investigador no CERN, em Berkeley, na Cadence Design Systems e no INESC-ID. É actualmente presidente e professor do IST, onde lecciona e desenvolve investigação nas áreas de algoritmos, aprendizagem automática, bioinformática e neuroengenharia. É autor de mais de cem artigos científicos e de três livros, publicados em diversas línguas.
Prevenir doenças e conservar a saúde, de Francisco George
Viver com saúde e felicidade, por mais tempo e com maior qualidade de vida, é a aspiração principal de cada um de nós. Mas até que ponto cada cidadão deve ser responsabilizado pela protecção da sua saúde? Como podem as medidas de saúde pública garantir a componente preventiva de conservação da saúde, em condições de sustentabilidade e igualdade social? Estará Portugal preparado para responder de forma planeada e rápida a novos cenários de crise na saúde?
Neste ensaio claro e informativo, o autor partilha uma experiência vasta de serviço público e de liderança da Direção‑Geral da Saúde. Revê e faz o ponto de situação dos principais avanços, problemas e desafios da saúde pública a nível nacional. E explica o motivo por que prevenir doenças e conservar a saúde é um direito e um dever de todos e de cada um.

O autor
Nasceu em Lisboa, em 1947. É médico formadopela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1973). É especialista em Saúde Pública desde 1977. Foi funcionário da Organização Mundial da Saúde entre 1980 e 1991. Retomou a carreira nacional em Beja. Nomeado ubdiretor‑geral em 2001 e em 2005 diretor‑geral da Saúde até 2017, é, desde essa data, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Recebeu a Grã‑Cruz da Ordem do Mérito e a Ordem do Infante Dom Henrique, Grande Oficial.


A energia em Portugal, de Jorge Vasconcelos
Costumamos dizer que a energia está em todo o lado, e é verdade. Mas o que sabemos de facto sobre ela e os efeitos do seu desenvolvimento e da sua transformação no ecossistema planetário?
Na primeira década do século xxi, a nível mundial, o sector energético foi responsável por 47 % de um aumento de 25 % das emissões de gases de efeito de estufa. Quando toda a União Europeia depende de importações de energia, urge ponderar uma gestão mais correcta e responsável das tecnologias e dos recursos disponíveis, também a nível nacional.
O presente ensaio propõe-nos um passeio pela energia, percorrendo certos conceitos, números e realidades de forma não convencional, guiados por um fio condutor subterrâneo, quase invisível, de temas e associações de informações dispersas. Para que, ao virarmos a última página, possamos ver a energia à luz dos desafios da actual e urgente transição energética.
O autor
Engenheiro electrotécnico, licenciado na Universidade do Porto e doutorado na Universidade de Erlangen-Nuremberga. É desde 2007 presidente da NEWES, New Energy Solutions.

Sem comentários: