sábado, 13 de abril de 2019

Conhece os 7 novos livros que a Gradiva publica este mês

Além do livro juvenil Predadores (de Glenn Murphy), da BD Lenine (de Antoine Ozanam, Denis Rodier e Marie Pierre Rey) e do novo livro de José António Saraiva (Eu e os Outros), eis os outros livros que a Gradiva preparou para chegar aos leitores neste mês de Abril. Entre eles, o destaque vai para o tão esperado novo romance do britânico Ian McEwan, cuja história decorre numa Londres alternativa nos anos 1980.
Máquinas Como Eu
de Ian McEwan
Charlie, à deriva na vida e esquivando-se de um emprego a tempo inteiro, está apaixonado por Miranda, uma aluna brilhante que vive com um segredo terrível.
Quando Charlie herda uma pequena fortuna, compra Adam, um exemplar do primeiro lote de seres humanos sintéticos. Com a ajuda de Miranda, constrói a personalidade de Adam. O quase-humano é belo, forte e inteligente… e depressa se forma um triângulo amoroso. Estes três seres confrontar-se-ão com um dilema moral profundo e os amantes serão postos à prova para além do seu próprio entendimento.
Este romance subversivo e divertido de Ian McEwan coloca questões fundamentais: O que nos torna humanos? Os nossos actos, exteriores,
ou as nossas vidas interiores? Pode uma máquina entender um coração humano?
Uma história empolgante e provocadora que nos alerta para o perigo de criarmos coisas que escapam ao nosso controlo


O Último Abraço
de Alejandro Parra
O autor resume as conclusões de dezenas de experiências inexplicáveis, tais como visões tidas por pessoas prestes a morrer, ou pacientes que recuperam de forma súbita e total depois de uma intervenção religiosa. As próprias enfermeiras têm frequentemente as suas próprias experiências em contexto hospitalar, como aparições, «coincidências» significativas, visão de campos de energia, luzes ou «descargas eléctricas» em torno de um paciente hospitalizado ou saindo deste. Também observaram comportamentos anómalos de animais e de equipamentos médicos, percepcionaram intuitivamente a enfermidade de um doente ou quando aquele faleceria.
Os profissionais de enfermagem são os primeiros profissionais de saúde com quem os pacientes contactam. Uma possível explicação do papel que desempenham no âmbito deste livro – ao contrário dos médicos – é a proximidade e o tempo que passam com os pacientes, o que faz aumentar a confiança e a empatia mútuos.
Por isso, os profissionais de enfermagem e os cuidadores em geral devem estar informados sobre como reagir perante pacientes que vivam estas experiências. A presente obra serve também como guia, ao explorar estes relatos impressionantes e experiências extraordinárias.


As Fronteiras da Razão
de Julian Baggini
A razão, depois de ter sido encarada durante séculos como um juiz imparcial com amplas provas dadas, tem ultimamente vindo a ocupar o lugar de acusada. Este livro do filósofo Julian Baggini procura mostrar como se chegou aqui e como se pode salvar a racionalidade do cerco irracionalista que a ameaça. Argumenta, apoiando-se em abundantes exemplos, que os inimigos da razão não são apenas os que desdenham a racionalidade, mas que também se encontram entre os que se dizem seus defensores intransigentes. Por isso, considera que é preciso defender a racionalidade — a nossa única esperança para sair do lamaçal intelectual do tempo em que vivemos — dos inimigos externos da razão, mas também dos seus adeptos mais deslumbrados, cuja sobranceria os impede de reconhecer os próprios limites da razão e os leva a defender uma concepção demasiado restrita da racionalidade. Baggini propõe, então, uma correcta reavaliação do conceito de racionalidade, que precisa de deixar de ser o conceito político em que se tornou e cuja função consiste basicamente em descobrir uma justificação para as crenças que à partida nos recusamos a abandonar. Assim, uma racionalidade não empobrecedora e construtiva, embora inclua o raciocínio lógico-científico, recorre também a formas de discernimento racional que não são explicáveis nesses termos.
Conclui que uma noção correcta de racionalidade envolve simplesmente a aplicação do pensamento crítico e o compromisso com uma «comunidade de razão» em que as divergências são abertamente e publicamente debatidas, ao invés de serem encerradas pela força bruta ou pelo poder político. Este é um livro simultaneamente desafiador e ponderado, com várias ideias originais sobre um dos temas mais relevantes do nosso tempo.


Osteoporose - Tratamento pela alimentação
de Éric Ménat
A osteoporose, isto é, a perda progressiva da massa óssea, está a tornar-se um flagelo mundial. O prolongamento do tempo de vida, o sedentarismo e uma alimentação desequilibrada são os principais factores que contribuem para a propagação desta doença.
Este livro permite ao leitor conhecer as causas da osteoporose, mas, sobretudo, desenvolver uma verdadeira sinergia de prevenção natural, sem efeitos secundários. Ao mesmo tempo que ensina o que é o cálcio, o equilíbrio ácido-básico, os oligoelementos, os minerais, as vitaminas e as proteínas, oferece ao leitor um verdadeiro método para combater a osteoporose, graças a uma alimentação específica, conselhos de receitas dietéticas, suplementos de natureza diversa e exercícios físicos adequados, adaptados para o efeito.

Sem comentários: