terça-feira, 2 de abril de 2019

«O Que Faz um Líder?», de Daniel Goleman, um dos novos livros da Actual Editora

Eis 4 novas publicações que podem ser encontradas nas livrarias com o selo da Actual Editora:
O Que Faz um Líder?, de Daniel Goleman
Como Avalia a Sua Vida?, de Clayton M. Christensen
Salto, de Howard Yu
Hiperfoco, de Chris Bailey
Este livro consiste no artigo que revolucionou a definição dos líderes de excelência, um clássico essencial do mestre da Inteligência Emocional no seu bolso.
Seria insensato reivindicar que o bom QI à moda antiga e a capacidade técnica não são ingredientes de uma liderança forte. Mas a receita não estaria completa sem a inteligência emocional. Noutros tempos, pensava-se que seria bom ter os componentes da inteligência emocional nos líderes empresariais. Mas agora sabemos que, por razões da qualidade do desempenho, esta é uma ferramenta que os líderes precisam de ter.
É, portanto, uma sorte que a inteligência emocional possa ser aprendida. o processo não é fácil. É demorado e, acima de tudo, exige envolvimento. Mas os benefícios decorrentes de ter uma inteligência emocional bem desenvolvida, tanto para o indivíduo como para a organização, compensam bem o esforço.
Neste artigo de referência, Daniel Goleman apresenta-nos o líder de topo do futuro: aquele que dá primazia à inteligência emocional.
Do mesmo autor publicado pela Actual Editora: Inteligência Emocional - Felicidade

O segredo para ser um grande líder e prosperar num mundo em constante mudança do mestre da Inovação Disruptiva no seu bolso.
Em vez de dizer às pessoas o que devem pensar, o criador do termo Inovação Disruptiva, prefere ensiná-las a pensar.
É este caminho socrático que molda o pensamento do gestor de topo e é este tipo de pensamento estratégico - aplicado a todas as esferas da vida - que o autor desenvolve neste artigo intemporal da Harvard Business Review.

Do mesmo autor publicado pela Actual Editora: O Dilema da Inovação (2018) e Gestão Pessoal (2017)

Em Salto, Yu ilustra como a vantagem competitiva pode ser alcançada, mesmo num mundo onde o trabalho, a informação e o dinheiro se movem com facilidade, a baixo custo e quase instantaneamente.
O autor identifica os cinco princípios fundamentais que permitem às empresas dar um salto e manter o sucesso diante da concorrência:
- Reavaliação constante das competências essenciais.
- Investigar novos mercados e áreas de negócios para que a empresa esteja pronta para saltar quando um concorrente aparecer no campo.
- Pesquisa histórica para identificar e alavancar mudanças sísmicas no seu setor antes dos seus concorrentes.
- Experimentar, afastar cenários muito antes duma crise atingir a empresa .
- Construir uma intervenção executiva no plano organizacional em momentos críticos.

Nunca foi tão difícil manter a nossa atenção focada como nos dias que correm. O nosso cérebro tem dificuldade em concentrar-se quando estamos a fazer e a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Mesmo assim, ignoramos essa limitação e preenchemos o nosso quotidiano com diversas distrações.
Este livro é o guia para dominar o poder da atenção e alcançar um maior sentido de orientação, aumentando a sua produtividade em todos os aspetos.
O autor de o Projeto da Produtividade debruça-se sobre dois modos de atenção que podemos acionar quando temos de ser altamente produtivos: o hiperfoco, que gera uma alta produtividade, e o disperfoco, que ajuda a conectar ideias de forma criativa. Este livro irá ajudá-lo a concentrar-se de forma profunda e a pensar com maior clareza.
Com uma nova abordagem sobre o poder da atenção, Hiperfoco revela-lhe que quanto melhor a souber domar, melhor conseguirá gerir cada aspeto da sua vida.

Sem comentários: