quinta-feira, 2 de maio de 2019

Biografia aborda a relação de Leonardo da Vinci com a figura feminina

No ano em que se assinala o 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, são vários os livros que serão publicados até ao final de 2019.
Em Leonardo da Vinci e as Mulheres, com o selo da Editora Temas e Debates, a autora e historiadora da arte Kia Vahland dá-nos a conhecer que, séculos antes dos movimentos de emancipação femininos, Leonardo da Vinci desenvolveu na sua pintura a imagem da mulher moderna.

Sinopse
Com as suas manifestações de inspiração, perspetivas visionárias, máquinas de sonho e estudos de anatomia, Leonardo da Vinci é tido como um génio precursor dos tempos modernos. Mas o elemento mais importante que caracterizou o génio universal e criador da lendária Mona Lisa foi o estilo de pintura que dele fez o artista mais destacado da sua época. Kia Vahland demonstra, nesta abrangente biografia artística, como Leonardo o conseguiu: aliando-se às mulheres. Da jovem orgulhosa que é a Virgem Maria à sábia e circunspecta Mona Lisa, da dinâmica Cecilia Gallerani à benevolente Santa Ana, são as mulheres as personagens principais das suas pinturas. Com base na pintura e nos desenhos de Leonardo, e em textos e outras fontes históricas, Kia Vahland descreve a vida e a obra pictórica, na sua totalidade, deste artista milenar.
Esta biografia explica como o artista quebrou convicções e, desse modo, desenvolveu uma nova visão da natureza e da arte, das mulheres e dos homens, da ciência, da religião e da política, transformando-se numa celebridade famosa cujo significado e importância perduram ainda nos nossos dias.
A 23 deste mês é lançada outra biografia de Leonardo Da Vinci, de Walter Isaacson, autor de biografias de Steve Jobs, Einstein e Benjamin Franklin.

Sem comentários: