quinta-feira, 2 de maio de 2019

Livro de Maria Teresa Maia Gonzalez entre as novidades infanto-juvenis

O Pirata Valente
de Ricardo Alcántara (texto) e Gusti (ilustrações)
O que acontece quando um feroz pirata sobe ao mastro do seu navio e, em plena aventura, a mãe o chama para ir lanchar? A ilimitada capacidade da imaginação infantil para que qualquer coisa se transforme num objeto de brincadeira e fruição está presente neste livro da dupla criativa formada por Ricardo Alcántara e Gusti. O pirata valente, publicado agora pela primeira vez no nosso país, é já um clássico com 30 anos que continua a estimular a fantasia dos mais pequenos através das divertidas rimas de uma trepidante peripécia que, sem sair de casa, convida o leitor a sulcar os mares em busca de façanhas e de tesouros.
A história do pequeno Joãozinho lembra-nos o intrépido Max de Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak, e O pirata Pata de Lata, de Oli e Ramón Trigo.
As ilustrações participam do dinamismo literário por meio de traços ágeis e cenários esquemáticos suavemente coloridos, onde o protagonista não para quieto: lança-se de uma corda, maneja o leme e a espada… De destacar ainda é a habilidosa e expressiva proposta para refletir a passagem da ficção à realidade que, longe de perturbar o ritmo da narrativa, reforça-a em intensidade e humor.

Lê lá, Lara! Destrava-línguas com a Natureza
de Maria Teresa Maia Gonzalez (texto) e Rita Duque (ilustrações)
É uma das mais conceituadas autoras de literatura infantojuvenil, com dezenas de títulos nas recomendações do Plano Nacional de Leitura, e escreveu livros icónicos para várias gerações de leitores, como A lua de Joana ou ainda a série O Clube das Chaves, criada em coautoria com Maria do Rosário Pedreira.
Neste livro recomendado para os leitores mais jovens, Maria Teresa Maia Gonzalez constrói brincadeiras com a sonoridade e o sentido das palavras, incentivando um desafiante treino de leitura. Uma divertida abordagem à linguagem poética, com muitas curiosidades sobre o mundo natural para descobrir

Vamos Curar a Terra
de Julian Lennon e Bart Davis (texto) e Smiljana Coh (ilustrações)
Coloca-te de novo aos comandos do Avião da Pena Branca, um avião mágico que pode levar-te até onde quiseres, e faz parte desta aventura para curares a Terra! Basta carregares nos botões das várias páginas e inclinares o livro nas direções indicadas.
O Avião da Pena Branca tem como missão transportar os leitores numa viagem pelo mundo fora e mostrar-lhes como podem fazer da Terra um sítio melhor para toda a Humanidade, protegendo o meio ambiente e ensinando todos a amar o nosso planeta.

Max e os Minimundos
de Ross Montgomery (texto) e David Litchfield (ilustrações)
Ali, mesmo ali à frente dos olhos do Max, está uma criatura tão pequena que mal se vê? e, atrás dela, milhares de outras miniaturas? vivas!
O Max é o único que consegue vê-las. Ele é o único que pode salvá-las. Ele é o único no mundo inteiro que pode mudar a vida delas para sempre.

Ghost
de Jason Reynolds
«Nunca deixes que alguém faça pouco da tua vida ou dos teus sonhos.»
Castle Cranshaw, ou Ghost, como ele próprio se intitula, é um miúdo considerado "problemático". Vive sozinho com a mãe e uma das coisas de que mais gosta é descobrir novos recordes do Guiness. Um dia, Ghost passa por uma equipa de atletismo que está a treinar e fica com vontade de experimentar. Ghost impressiona todos os presentes com a sua incrível velocidade e o treinador convida-o para entrar na equipa, mas com uma condição: ele tem de ter bom comportamento e bons resultados não só na corrida, mas também na escola.
Não é assim tão fácil manter-se fora de sarilhos, mas Ghost integra-se no grupo e aprende as maiores lições com os seus erros e com as revelações dos colegas e do próprio treinador.
Ao longo do livro é Ghost quem nos conta a sua história, que nos revela a importância do desporto, da amizade e da capacidade de sacrifício para se superar na pista e fora dela.

Sem comentários: