quarta-feira, 26 de junho de 2019

Chegaram este mês às livrarias dois livros sobre a jovem activista sueca Greta Thunberg

A Nossa Casa Está a Arder
A nossa luta contra as alterações climáticas
de Malena Ernman, Beata Ernman, Greta Thunberg, Svante Thunberg

Greta Thunberg falou claro quando discursou para os líderes mundiais e iniciou a sua luta contra as alterações climáticas, defendendo que «ninguém é demasiado pequeno para fazer a diferença».
A «greve à escola pelo clima» levada a cabo por uma estudante adolescente em frente do Parlamento sueco tornou-se uma mensagem global que inspirou centenas de milhares de jovens de todo o mundo a seguir o seu exemplo no âmbito dos #fridaysforfuture. Greta iniciou uma revolução que parece destinada a não parar, uma batalha travada em prol de um futuro sonegado às novas gerações ao ritmo vertiginoso de 100 milhões de barris de petróleo consumidos diariamente.
A Nossa Casa Está a Arder é a história de Greta, dos seus pais e de Beata, sua irmã, que, como ela, sofre de perturbações do espetro autista. É o relato de como uma família sueca decidiu confrontar-se com uma crise iminente que afeta o nosso planeta. É uma tomada de consciência de que é urgente agir agora, quando nove milhões de pessoas morrem anualmente por causa da poluição. É um «grito de socorro» de uma rapariga que convenceu a própria família a mudar de vida e que agora procura convencer o mundo inteiro a fazer o mesmo.

A Admirável História de Greta Thunberg
A biografia não oficial de Greta Thunberg
de Valentina Camerini

"Nunca somos demasiado pequenos para fazer grandes coisas."
Uma biografia ilustrada de Greta Thunberg, a adolescente que decidiu lutar pelo clima e o futuro do planeta, inspiradora do movimento #Fridaysforfuture.
Rapidamente ganhou apoios e mais participantes, até se tornar um símbolo global dos protestos pela justiça climática.
Por essa razão é candidata ao Prémio Nobel da Paz 2019.

Sem comentários: