sábado, 15 de junho de 2019

Novo álbum para pequenos e grandes leitores: «Inventário Ilustrado dos Frutos e Legumes»

Após apresentar aos leitores portugueses os Inventários Ilustrados das árvores”, dos dinossauros”, “dos animais”, “dos animais com cauda”, “das aves”, “dos insetos”, “das flores” e “dos mares”, a Faktoria K de Livros publicou há uma semana um novo título da mesma série: Inventário Ilustrado dos Frutos e Legumes. Este novo álbum de Virginie Aladjidi (texto) e Emmanuelle Tchoukriel (Ilustrações), é um profuso inventário que vai, com certeza, despertar a curiosidade e o espanto de miúdos e graúdos.
Texto de apresentação
O "Inventário ilustrado dos frutos e legumes" reúne cerca de uma centena de deliciosos e nutritivos alimentos: plantas comestíveis que se podem consumir cruas ou cozinhadas. Frutos, talos, bulbos, raízes, sementes, folhas, flores… e inclusivamente produtos - como chás, cafés, compotas ou chocolates - que se obtêm a partir das suas matérias-primas. Também não faltam especiarias, cogumelos e algas. Desde os mais comuns, como as uvas e as batatas; aos mais exóticos, como a carambola; ou a nomes tão sugestivos, como o trombeta-negra.
Esta obra, concebida sob a supervisão da Professora em Engenharia Agrónoma Paule Lacroix, permite fazer a distinção entre o conceito botânico da planta e o termo culinário que resulta da sua elaboração para o consumo humano. E, sobretudo, contribui para a valorização da biodiversidade, da sustentabilidade e da alimentação saudável.
Agrupados por cores, os frutos e legumes deste atrativo inventário assumem representações muito variadas: associados à flor da qual procedem, no seu meio natural ou já colhidos, inteiros ou partidos… Também a presença de insetos, como as indispensáveis abelhas, aves, répteis e pequenos herbívoros ajudam a contextualizar esta seleção vegetal no seu espaço.
Outros livros infantis publicados recentemente pela Kalandraka: Agora Não, Tiago e Viajantes.

Sem comentários: