segunda-feira, 15 de julho de 2019

Da autoria de sismóloga de renome mundial, chega um livro que aborda histórias de desastres naturais

A Vogais lança a 22 deste mês Os Grandes Desastres, um livro que conta histórias fascinantes de desastres naturais, do seu impacto na nossa cultura e das formas de pensar sobre os que estão por vir.
Terramotos, inundações, tsunamis, furacões, vulcões — todos são consequência das mesmas forças que dão vida ao planeta. Quando estas forças excedem a nossa capacidade de lhes resistir, tornam-se grandes desastres. Moldam as nossas cidades, elevam líderes, e derrubam governos e influenciam a maneira como pensamos, sentimos, lutamos, nos unimos e rezamos. A história dos desastres naturais é a história da humanidade.
A erupção vulcânica em Pompeia e o terramoto de 1755 em Lisboa desafiaram e reforçaram as visões predominantes da religião; o furacão Katrina e o tsunami de 2004 dizem-nos muito sobre governos e globalização. Com a população em regiões perigosas a crescer e o aumento global das temperaturas, os desastres naturais são cada vez mais inevitáveis. Mas as catástrofes humanas podem ser prevenidas!
Lucy Jones, doutorada em geofísica pelo MIT, oferece-nos uma perspetiva do nosso passado, como preparação para enfrentar grandes catástrofes no futuro. Ao analisar as respostas aos desastres ao longo da História, demonstra como é importante preparar as comunidades e saber responder da maneira mais eficaz possível.

Excerto
«Os terramotos estão sempre a acontecer por todo o mundo. A rede sísmica que mede os terramotos no sul da Califórnia, onde vivo e onde fiz a minha carreira de sismóloga, tem um alarme incorporado que dispara no caso de não ter havido nenhum registo de sismo no espaço de 12 horas — porque isso só pode significar uma avaria no sistema de registos. Desde que a rede entrou ao serviço na década de 1990, o sul da Califórnia nunca passou mais de 12 horas sem um sismo.
Os mais comuns são os tremores de terra mais pequenos.»

Sem comentários: