quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Novas BD: «Sentinel» e «Édipo»

De Luís Louro, autor de bandas desenhadas como Watchers, Ladrões do Tempo, entre outras, a ASA publica Sentinel.
Da colecção 'A Sabedoria dos Mitos', concebida e escrita por Luc Ferry, a Gradiva lança o segundo volume da mesma, intitulada Édipo.
Eu sou Sentinel! Eu sou Sentinel!!!
Na sequência de Watchers, com dois finais distintos, Luís Louro apresenta-nos agora Sentinel, também em duas versões, desta feita com dois inícios e apenas um final. Após o desaparecimento do Sentinel, na última história, assiste-se aqui ao surgimento de uma legião de seguidores, os Discípulos, cujo objetivo é preservar o legado do seu herói e manter bem viva a luta pelo maior número de visualizações. Mas, como em tudo na vida, há sempre duas faces para a mesma moeda… Neste caso, uma das faces são os Discípulos; a outra, algo bem pior! Sim, porque desta vez a questão é pessoal!!!!
Uma NOVA história em torno do universo da comunidade de Watchers, desta feita com dois inícios possíveis à escolha do leitor!

ÉDIPO. Para evitar a queda de Tebas anunciada pelos deuses, o rei Laio e a sua mulher Jocasta não têm escolha que não seja abandonar o filho recém-nascido no monte Citéron, expondo-o a uma morte certa. Contra todas as expectativas, o pequeno Édipo é salvo e acolhido pelo rei de Corinto. Criado como um príncipe, cresce sem saber o segredo trágico das suas origens. Mas, um dia, um bêbedo insulta-o e afirma que ele é uma criança adoptada. O jovem decide então tirar tudo a limpo. Para isso, consulta o oráculo de Delfos e este revela-lhe um destino terrível: Édipo matará o pai e desposará a mãe. Fugindo para evitar que a profecia se cumpra, não vai senão precipitar a sua funesta realização...
Epopeias espectaculares, deuses todo‑poderosos, bestiário formidável, heróis extraordinários... A mitologia grega é uma fonte inesgotável de aventuras maravilhosas e apaixonantes, que nos dá também lições de sabedoria de profundidade incomparável. É, aliás, por isso que é ensinada no mundo inteiro e figura ainda nos programas escolares. Agora, pela primeira vez, é possível travar conhecimento com as grandes narrativas gregas num conjunto de bandas desenhadas que respeitam escrupulosamente os textos fundadores originais, enriquecidas por dossiers complementares que analisam o significado filosófico e a herança cultural de cada mito.

Sem comentários: