segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Os romances «A História das Abelhas» e «O Apicultor de Alepo» estão preparados para sairem nas últimas semanas do mês

O Apicultor de Alepo é descrito pelas Edições Asa como um romance «comovente, poderoso, escrito com enorme beleza e compaixão, um testemunho do triunfo do espírito humano.» Este livro de Christy Lefteri, professora de escrita criativa na Universidade de Brunel, teve origem no seu trabalho como voluntária num centro da Unicef de apoio aos refugiados em Atenas, e é inspirado na sua história de vida. Está previsto ser publicado no início da terceira semana de Setembro.
Nuri é apicultor; a sua mulher, Afra, uma artista. Vivem uma vida simples, com uma bela família e amigos, na bonita cidade Síria de Alepo. Até que o impensável acontece. Quando tudo aquilo que lhes importa é destruído pela guerra, são forçados a fugir.
Mas aquilo que a Afra viu é tão horrível que ela fica cega, e por isso embarcam numa perigosa viagem pela Turquia e Grécia, até ao futuro incerto no Reino Unido. Na travessia, o Nuri agarra-se à esperança de reencontrar o seu primo Mustafa, e sócio nos negócios, que criou apiários na Inglaterra e que ensina apicultura aos refugiados em Yorkshire. Nuri e Afra viajam por um mundo despedaçado e têm de confrontar a indizível dor da sua perda, enquanto enfrentam perigos que assustariam a mais corajosa das almas.
Acima de tudo — e talvez esta seja a coisa mais difícil que eles enfrentam —, têm de se encontrar um ao outro. Comovente, poderoso, escrito com enorme beleza e compaixão, O apicultor de Alepo é um testemunho do triunfo do espírito humano. Contado de uma forma clara, é o tipo de livro que nos recorda o poder das boas histórias.
De Maja Lunde, uma escritora norueguesa, romancista e escritora infantil, a Minotauro prepara-se para lançar na última semana deste mês o romance A História das Abelhas, uma história apaixonante sobre o valor da família e o poder do homem na luta contra a destruição do planeta.
Um mundo sem abelhas seria um mundo sem humanidade?
Percorrendo três tempos diferentes - passado, presente e futuro -, esta é uma história sobre o poder da humanidade e da natureza. Com geografias muito distintas, três famílias veem as suas narrativas entrelaçarem-se de uma forma deslumbrante e encantadora, numa relação muito próxima com o destino das abelhas. Na luta contra a fragilidade do planeta e de uma crise global, só o amor e a sabedoria podem trazer a salvação.
Inglaterra, 1852. William é um biólogo que abraça o desafio de criar uma nova colmeia, querendo trazer honra à sua família.
Estados Unidos, 2007. George é um apicultor que luta contra as práticas violentas da agricultura moderna, sonhando que o seu filho possa ser o salvador.
China, 2098. Tao pinta pólen nas árvores em memória das abelhas, extintas nesta época. Após um trágico acidente, que leva à prisão do seu filho, encontra-se num caminho tortuoso para perceber o que lhe aconteceu.
Livros que podem interessar:
A Vida das Abelhas, de Maurice Maeterlinck e A Morte de Um Apicultor, de Lars Gustafsson

Sem comentários: