sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Dois novos livros escritos por quatro psicólogos portugueses

Tem pouco tempo que foi publicado pela Matéria-Prima o livro Dar a Volta, da especialista em Psicologia Clínica e de Saúde Filipa Jardim da Silva. Além de psicóloga clínica, é também formadora e coach. Tem como missão potenciar mudança e desenvolvimento pessoal: «Porque um desejo não muda nada, mas uma decisão consciente pode mudar tudo», afirma a fundadora e diretora clínica do projeto Filipa Jardim da Silva – Psicologia Clínica, Coaching e Formação. É também co-autora, com Mauro Paulino, Carina Lobato de Faria e Rute Brites, do livro editado este mês Intervenção em Psicologia Clínica (Pactor).

Dar a Volta responde aos anseios de todos os que, parados numa vida ou num contexto que já não faz sentido, procuram um guia que os ajude a pensar onde estão e a desenhar um caminho diferente de futuro.
Assente em ciência e prática clínica, este é um livro fundamental para criar mudanças positivas, sólidas e duradouras nas vidas de todos nós.
Um mapa para aumentar o foco, ganhar motivação, traçar um plano e agir de forma mais consciente e eficaz.
Ao utilizar os princípios e procedimentos psicológicos para entender e intervir nas questões emocionais, intelectuais e/ou comportamentais do indivíduo, a Psicologia Clínica requer uma prática fundamentada em evidência científica.
Começando pela definição e evolução histórica da Psicologia clínica, este livro aprofunda os aspetos centrais do método clínico e dos modelos de consulta psicológica. Privilegiam-se recomendações práticas (e.g., presença digital, imagem profissional, marcação de consulta), com particular enfoque na relação terapêutica e a sua relevância para o sucesso da intervenção psicológica, sustentadas numa conduta profissional ética em respeito aos Princípios Gerais e Princípios Específicos do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Este é um livro repleto de exemplos ao longo dos vários capítulos, disponibilizando ao leitor a partilha de quatro casos clínicos, dois deles centrados no processo de avaliação e estabelecimento do plano terapêutico e os outros dois no processo de intervenção e as suas complexidades. Destina-se sobretudo a psicólogos e estudantes de Psicologia, podendo também ser útil a psiquiatras e estudantes de Psiquiatria que trabalhem em articulação com psicólogos.

Sem comentários: