quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

No seu novo livro, a brasileira Heloísa Capelas revela a força transformadora do perdão

https://www.facebook.com/silenciosquefalam/
Falar sobre o perdão pode parecer fácil, mas não é. Perdoar é difícil e o grande obstáculo é superar o "como posso esquecer?", pois a sensação que temos é de que perdoar seria demonstrar que nossa dor não vale tanto assim, que não temos importância.
No seu novo livro, a brasileira Heloísa Capelas, especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, que trabalha com desenvolvimento humano há cerca de trinta anos, expõe as verdades simples sobre o significado do perdão.
Em Perdão, a autora de O Mapa da Felicidade (Ed. O Castor de Papel, 2015) convida o leitor a reflectir sobre os efeitos da mágoa e do ressentimento na sua vida pessoal e profissional e a iniciar a revolução que falta. O convite é simples: troque a raiva pelo perdão, a vingança pela felicidade, deixe as mágoas para trás e aprenda a seguir em frente com leveza e alegria.
Este livro tem a chancela da Matéria-Prima e chega às livrarias a 17 deste mês.
Sinopse
Há alguém ou alguma coisa na sua vida que seja imperdoável? Uma pessoa que lhe tenha feito mal, uma situação que o prejudicou, um contexto que cause sofrimento? Dá por si a carregar mágoas, desilusões, tristezas que lhe pesam e se tornaram tóxicas?

Este livro ajuda a:
- Identificar a bagagem emocional que se carrega em excesso
- Perceber os comportamentos e emoções difíceis que transportamos
- Libertar dessa carga e viver de forma mais leve.

“Perdoar não tem a ver com ser bondoso ou superior. Perdoar é, na realidade, uma questão de inteligência. (...). Mais do que ajudar a fechar assuntos do passado, mostra como o apego às memórias negativas é um entrave à vida que quer para si.”

“Perdão” ajuda a identificar a bagagem emocional que carregamos em excesso, os comportamentos e emoções difíceis que ela gera, a libertar-se dessa carga e a viver de forma mais leve. “Este livro, mais do que ajudar a fechar assuntos do passado, mostra como o apego às memórias negativas é um entrave à vida que quer para si.”

Diversos estudos recentes confirmam que a mágoa e o rancor são muito prejudiciais para a nossa vida. Ambos são associados à ansiedade, depressão, obesidade e até a determinados tipos de cancro, tudo condições físicas e/ou emocionais que colocam em causa o nosso bem-estar e a nossa saúde. Ainda assim, é muito difícil não reagir aos momentos em que nos sentimos traídos, ignorados ou injustiçados. Ficarmos magoados é natural, o grande desafio é vencer a raiva e o rancor, e PERDOAR. 
Lê, aqui, a entrevista que Heloísa Capelas concedeu a este blogue em 2015.
Ter competência para perdoar é uma questão de inteligência por um simples motivo: a habilidade de absolver influencia o seu bem-estar. E, como efeito cascata, auxilia a gerar novas decisões e comportamentos, além de promover maior abertura para a criatividade, em suma, para gerar novos pontos de vista e ideias. A ação de perdoar é tão sua quanto a raiva que você sente e as mágoas que você guarda. Logo, não é possível seguir em frente sem praticar o perdão, que será a principal chave para a conquista de uma revolução pessoal.

Sem comentários: