terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Estão a chegar livros escritos por médicos sobre saúde e longevidade

A 19 deste mês estarão já nos escaparates das livrarias dois livros de dois médicos controversos, que lidam há muitos anos com o impacto da alimentação e nutrição na saúde, e têm ideias muito próprias sobre como podemos aumentar a nossa longevidade.
A Oficina do Livro chancela + Vida + Saúde + Tempo, o novo livro do Doutor Manuel Pinto Coelho.
De Steven R. Gundry, médico e autor americano, pioneiro na cirurgia de transplante de coração infantil, a Self lança O Paradoxo da Longevidade.
Tudo o que precisa de saber para viver de forma saudável, plena e feliz durante mais tempo.
Neste livro o Doutor Manuel Pinto Coelho mostra-nos como, através da alteração dos nossos hábitos quotidianos, é possível viver mais, com mais saúde e mais felizes. Com gestos simples, mas empenhados, podemos reduzir a incidência e os sintomas de várias patologias, das mais simples às crónicas, bem como impedir o aparecimento de doenças mais e menos graves.
Mudar a alimentação, suplementar com nutrientes e hormonas, instituir a prática de exercício físico, são alguns dos fatores primordiais que pode alterar no seu dia a dia e assim contribuir para o seu bem-estar. Segundo o autor não podemos evitar o envelhecimento, mas conseguimos se nos cuidarmos, viver melhor cada etapa da nossa vida. Pode começar hoje.

O cirurgião cardiotorácico de renome mundial, Dr. Steven Gundry, sabe muito em que todos nós queremos viver para sempre — até atingirmos a meia-idade e testemunharmos o sofrimento dos nossos pais e até dos colegas. Como resolvemos o paradoxo de querer viver até uma idade avançada, enquanto continuamos a desfrutar dos benefícios da juventude?
Este livro inovador contém a resposta. Ao trabalhar com milhares de pacientes, o Dr. Gundry descobriu que as “doenças do envelhecimento” que mais tememos não são simplesmente uma consequência da idade. Pelo contrário, são um subproduto da maneira como vivemos as nossas vidas. Em O Paradoxo da Longevidade, ele mapeia uma nova abordagem para envelhecer bem, baseada em apoiar a saúde das nossas partes “mais antigas”: os microorganismos que vivem dentro do corpo.
Os nossos micróbios intestinais — as bactérias que compõem o microbioma — determinam amplamente a nossa saúde ao longo dos anos. Esses bichinhos estão no banco do motorista desempenhando um papel em tudo, desde o nosso peso e a aparência da nossa pele, ao desenvolvimento de doenças comuns (como a artrite) ou doenças mais graves (como o cancro ou o Alzheimer).
A boa notícia é que nunca é tarde para apoiar esses micróbios e dar-lhes o que eles precisam para que eles — e nós— possamos prosperar. O Dr. Gundry descreve aqui um plano de estilo de vida para melhorar a saúde e nos ajudar a manter plenos de vitalidade nas próximas décadas.

Sem comentários: