domingo, 9 de fevereiro de 2020

Já saiu o ensaio n.º 100 da Fundação Francisco Manuel dos Santos

O número 100 da colecção ENSAIOS da Fundação Francisco Manuel dos Santos tem como título Património Cultural - Realidade viva e é da autoria de Guilherme d’Oliveira Martins, ensaísta, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian

Sinopse
Quando falamos de património cultural, pensamos falar de coisas do passado, perdidas num canto recôndito da memória coletiva. Puro engano! O património cultural é um tema do presente, apela a todos e projecta-se no futuro. Testemunha e expressa valores, crenças e saberes em contínua evolução e mudança. Envolve memória histórica e criação contemporânea: o que é material e construído, o que é imaterial (tradições e vivências), o que diz respeito à natureza e às paisagens, às áreas urbanas e aos jardins históricos, bem como o que se reporta às ciências e tecnologias.
Neste ensaio, Guilherme d’Oliveira Martins apresenta este conceito novo, alargado e transversal, de património cultural. Centra-o nas expressões de valores que põem em contacto a História e a existência individual, a razão e a emoção, e que constituem a matéria-prima de uma cultura de contacto e de paz. Ter memória, diz-nos, é respeitarmo-nos, através da defesa, da protecção e da preservação do que é de sempre.

Próximos ensaios
A ferrovia em Portugal: Passado, presente e futuro, de Francisco Furtado
E se eu não puder decidir?, de Lucília Nunes
Cuidados paliativos: conheça-os melhor, de Isabel Galriça Neto
Jobs for the boys?, de Patrícia Silva

Sem comentários: