quarta-feira, 4 de março de 2020

Círculo de Leitores lança o último volume da ambiciosa e deslumbrante colecção Património Natural do Mundo

O sexto e último volume da colecção Património Natural do Mundo, iniciada em Julho de 2019, é dedicada ao continente americano.
Esta colecção exclusiva do Círculo de Leitores, celebra as riquezas naturais do nosso planeta e promove a sua importância.

A América é marcada por regiões que não podiam ostentar mais contrastes: enquanto o Norte do continente é dominado por um clima ártico, com temperaturas que podem alcançar os 40 graus negativos, as regiões da América do Sul junto ao equador são abençoadas com temperaturas amenas. O deserto mais seco dos EUA — o Vale da Morte — contrasta com as florestas tropicais húmidas do Parque Nacional de Baritú, na Argentina. As paisagens vão dos mundos subaquáticos na Venezuela, como no Parque Nacional de Mochima, até aos céus do Chile, com os Cuernos del Paine.
Apesar de todos os contrastes, a América está ligada de norte a sul pela mais extensa sequência de montanhas do planeta, a cordilheira que se estende do Alasca à Terra do Fogo. No seu todo, nasce assim uma paisagem diversificada, com uma fauna e uma flora ricas e muito singulares. Não será, assim, de admirar que, só na América do Norte, tenham sido criados mais de 100 parques nacionais para proporcionar um espaço de tranquilidade à natureza americana — alguns deles bem conhecidos, como Yellowstone, Yosemite e Grand Canyon.
No entanto, também as Américas Central e do Sul estão literalmente cobertas de parques e reservas da biosfera, muitos dos quais estão integrados na lista do Património Mundial da UNESCO.

Vol. 1: Europa do Sul
Vol. 3: África
Vol. 4: Ásia
Vol. 6: América

Sem comentários: