quinta-feira, 12 de março de 2020

Novos romances a publicar pela Cultura Editora: «A Bibliotecária» e «O Passado»

O Passado, romance escrito pela inglesa Tessa Hadley (n. 1956), será publicado amanhã pela Cultura Editora. Esta obra, «um grande triunfo da literatura contemporânea», foi elegida pelo Huffington Post como o melhor romance do ano 2015. Tessa Hadley é autora de vários romances aclamados, entre eles Clever Girl (2013) e Late in the day (2019).

Texto sinóptico
Três irmãs e um irmão regressam, para as últimas férias de verão, à velha casa dos avós. Trazem os filhos, uma nova esposa e o filho de um antigo namorado. Ao longo de três semanas, as memórias do passado e da infância voltam à superfície e as tensões aumentam, misturando-se com o ar quente e denso da paisagem idílica de uma pequena vila inglesa.
Tessa Hadley constrói um magnífico romance, só ao alcance de uma extraordinária autora, onde as particularidades das ligações familiares, as suas crises e alegrias, assumem o papel de protagonistas, assegurando que o passado fará sempre parte de nós.

Com data de publicação prevista para 3 de Abril, pela mesma editora chega-nos «um testemunho comovente da alegria de ler e do poder dos livros em mudar e inspirar todos nós.» A Bibliotecária (The Librarian, originalmente publicado em 2018) é da autoria da ex-professora universitária de literatura e psicóloga Salley Vickers, cujo estilo subtil e espirituoso e poder de observação clara da natureza humana foram comparadas a Penelope Fitzgerald e a Barbara Pym. Desta autora foram publicados em Portugal em 2007 Do Outro Lado de Ti e em 2010 Onde Três Estradas Se Encontram.

Texto sinóptico
Em 1958, Sylvia Blackwell, recém-licenciada de uma das novas escolas de bibliotecários do pós-guerra, assume um emprego como Bibliotecária Infantil numa biblioteca degradada na vila de East Mole.
A sua missão é despertar o entusiasmo das crianças de East Mole pela leitura. Mas o caso amoroso de Sylvia com o médico da vila casado e a amizade com a sua filha precoce, o filho do vizinho e a neta negligenciada da senhoria acendem os preconceitos da comunidade, ameaçando-lhe o emprego e a própria existência da biblioteca, com consequências dramáticas para todos.

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Decerto que será um romance muito lúdico e agradável de ler.
.
Votos de um dia feliz