sexta-feira, 5 de junho de 2020

Em Junho, dois novos livros de médicos pediatras

O pediatra e professor universitário Hugo Rodrigues, criador do site 'Pediatria para Todos', apresenta o seu terceiro livro: O Livro do Seu Bebé, um guia completo e abrangente que procura responder às principais preocupações dos pais e rapidamente se irá transformar numa obra de referência na área. É um livro escrito de forma concisa e prática e de consulta fácil e intuitiva, repleto de conselhos e informações úteis para que possa ajudar o seu filho a crescer e desenvolver-se de forma saudável e harmoniosa. Uma edição da Contraponto editores, a partir d e hoje à venda.

Texto sinóptico
É nos primeiros 1000 dias do bebé — que correspondem aos nove meses de duração média de uma gravidez mais os dois primeiros anos de vida — que ocorre a maior parte do crescimento e desenvolvimento corporal da criança e se estabelecem as bases para o seu estado de saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual.
Neste livro, o pediatra Hugo Rodrigues revela como lidar da melhor maneira com esse período crucial. Começando pelos cuidados a ter ainda durante a gravidez, passando por orientações adaptadas às diferentes idades do bebé acerca da alimentação, sono, higiene, segurança e desenvolvimento cognitivo, esta obra de referência é um guia completo e abrangente que procura responder às principais preocupações dos pais.

Do mesmo autor: Pediatra Para Todos (2014) e Primeiros Socorros - Bebés e Crianças (2017).


O médico pediatra Sérgio Neves, coordenador da unidade de Pediatria da Clínica de Santo António – Lusíadas, na Amadora, desenvolveu o guia O Pediatra e Eu, que irá apoiar os pais em todas as etapas do crescimento dos seus filhos. O livro tem a chancela da Guerra e Paz e dá entrada nas livrarias no dia 9.

Texto sinóptico
Desde os preparativos antes da chegada de um bebé à família até à adolescência e a juventude, este livro prepara os pais para os desafios e particularidades de cada etapa da vida do novo membro da família. Como lidar com as birras? Como responder a perguntas difíceis? A que sinais devem estar atentos os pais em casos de bullying? Estas são algumas das muitas perguntas a que o pediatra Sérgio Martins das Neves responde. Desde a escolha do pediatra do seu filho à gestão familiar, passando pelos cuidados de saúde, a alimentação, as viagens ou o sono nas diferentes idades, este livro apresenta uma série de dicas úteis e práticas. Explora ainda a ligação entre a família e a criança ou o adolescente, acentuando a importância da valorização individual de cada elemento da família e do crescimento físico, psicológico, emocional e espiritual. Prepare, com este livro, um caminho com limites e orientações que permita ao seu filho crescer feliz e saudável!

«As “dores de crescimento” existem, mas não está provado que estejam relacionadas com o crescimento. Normal­mente, ocorrem em idades entre os 2 e os 12 anos. As crianças queixam-se de dor tipo “cãibra” ou “peso” na parte an­terior de ambas as pernas e, ocasionalmente, nas coxas ou atrás dos joelhos.»

Sem comentários: