sábado, 27 de junho de 2020

De Itália e dos EUA chegam os romances «O Anjo de Munique» e «Olive Kitteridge»

O romance L'angelo di Monaco, do escritor italiano Fabiano Massimi, ganhará tradução portuguesa já no próximo dia 7. O Anjo de Munique (Suma de Letras) é descrito como o tríler histórico de 2020.
Também no mesmo dia, é publicada a obra mais importante e comovente da americana Elizabeth Strout, autora de O meu nome é Lucy Barton e Tudo é Possível. Olive Kitteridge (Alfaguara) venceu o prestigiado Pulitzer Prize 2009.
Que esconde a morte de Angela Raubal, sobrinha de Hitler e o seu único verdadeiro amor?
Munique, Setembro de 1931. Faltam poucas semanas para que umas eleições históricas outorguem o poder aos nazis. O comissário Sigfried Saue é chamado com urgência a um elegante apartamento, onde Angela Raubal, 22 anos, conhecida como Geli, é encontrada no seu quarto sem vida. Ao lado do corpo um revólver, tudo sugere que se trata de um suicídio.
Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil.
Lamentando os ventos de mudança que varrem a sua vila e o mundo, sempre pronta a apontar um dedo crítico, Olive nem sempre dedica aos que a rodeiam a sensibilidade ou tolerância que mereceriam.
Mas à medida que todas estas vidas se vão entrelaçando, Olive começa a conhecer-se melhor e a compaixão pelos outros e por si própria ganha terreno ao preconceito.

Sem comentários: