terça-feira, 2 de junho de 2020

Em Junho são publicados livros sobre o Coronavírus e outros fenómenos virais

As Leis do Contágio
Como surgem e desaparecem os fenómenos virais
O livro
De repente, um vírus mortal explode numa população. Um movimento político ganha ritmo e rapidamente desaparece. Um tweet lança uma controvérsia inesperada. Uma ideia inflama-se como um incêndio, mudando as nossas vidas para sempre.
Vivemos num mundo mais interligado do que nunca. As nossas existências são moldadas por surtos – de doenças, desinformação e até de violência – que surgem, se espalham e se desvanecem a uma velocidade espantosa. Para os compreender, precisamos de aprender as leis ocultas que os governam. Dos «superdisseminadores», os que podem desencadear uma pandemia ou derrubar um sistema financeiro, à dinâmica social que faz da solidão um sentimento popular,
As Leis do Contágio oferece-nos revelações convincentes sobre o comportamento humano e explica como podemos melhorar a nossa previsão do que vai acontecer a seguir, esclarecendo ainda porque é que as previsões mais úteis não são necessariamente as que se tornam realidade.

O autor
Adam Kucharski é professor associado da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e trabalha em surtos globais como as epidemias do ébola e do vírus da zica. Escreve com regularidade para o The Observer, Financial Times, Scientific American e The New Statesman. É também o autor de The Perfect Bet, onde explica como é que a ciência e a matemática estão a retirar o fator sorte da equação relativamente ao jogo.


Coronavírus: Um Vírus Assassino
Vírus desconhecido ou arma biológica?
O livro
O coronavírus apareceu na China no final de 2019. Durante o primeiro mês, as estatísticas confirmaram 32 mil casos. Não há cura nem vacina, há centenas de mortes. De onde veio este vírus, desconhecido da ciência?
Segundo a versão oficial, a fonte de infeção é o mercado Huanan. Houve um acidente fatal: alguém estava a vender carne de animais selvagens, outra pessoa não lavou as mãos antes de comer. Podemos confiar nesta versão?
- O vírus estava pronto para transmissão entre humanos e a reação em cadeia começou imediatamente. Porque não acontecera antes?
- O que dizem os participantes e as testemunhas oculares da tragédia de Wuhan?
- Há alguma razão para dizer que o número real de vítimas do novo coronavírus é dez vezes maior e que cresce rapidamente?
- Estará a humanidade no limiar de uma pandemia letal?
- Como se proteger de uma doença terrível?

O autor
Igor Prokopenko é um dos mais famosos jornalistas russos e autor de investigações científicas políticas e populares. Na década de 1990 trabalhou como jornalista e como correspondente de guerra para vários programas de informação.

Sem comentários: